Anvisa libera embarque em navio onde passageiros passaram mal

sáb, mar 13, 2010, 19 views

Destaques  

Bookmark and Share

por Misael Berdeide

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou neste sábado o embarque de passageiros para novo cruzeiro do navio Vision of the Seas. O transatlântico estava ancorado em Búzios, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro, na semana passada, quando 310 passaram mal, com vômitos e diarreia, e foram impedidos de desembarcar.

A liberação do navio ocorreu depois que a agência acompanhou os procedimentos de limpeza e desinfecção de todas as áreas comuns e das cabines de passageiros e tripulantes. A Anvisa informou que todos os procedimentos determinados foram adotados pela embarcação, que colocou 770 tripulantes em mutirão para sanitizar o navio. Todas as áreas sanitizadas foram lacradas e somente serão abertas pouco antes do embarque.

Ainda de acordo com a Anvisa, além dos procedimentos de limpeza e desinfecção, as cabines nas quais os passageiros com sintomas de gastroenterite viajaram permanecerão desocupadas durante o cruzeiro. Ao todo, 1.987 passageiros estavam no navio Vision of the Seas, que tem capacidade para 2.435 pessoas e dispõe de duas piscinas, seis hidromassagens, um teatro, restaurantes e bares.

“Para garantir o máximo de segurança e minimizar o risco de transmissão durante os próximos cruzeiros, todas as áreas foram tratadas como potencialmente infectadas. A retirada de resíduos sólidos e o abastecimento de água e de alimentos também foram monitorados pelos fiscais”, diz a nota divulgada pela Anvisa.

No entanto, a agência não conseguiu identificar a origem do surto que, segundo os exames feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, no Rio, foi provocado pelo norovirus, tipo que está presente em vários ambientes. “Quanto à origem do surto, não se pode afirmar que ocorreu dentro do navio, uma vez que o norovírus está presente em vários ambientes. Tanto um passageiro quanto um tripulante podem ter entrado já infectados no navio, servindo como disseminadores do vírus”, explicou a nota.

Também em nota, a Royal Caribbean International, dona do navio, informou que o embarque dos passageiros teve início às 14h e a partida deve ocorrer às 18h. Além disso, os que optaram por cancelar a viagem receberão uma carta de crédito para a realização de um cruzeiro futuro, com a validade de 12 (doze) meses, em qualquer navio da empresa.

A Royal Caribbean International informou que os passageiros que prosseguirem no novo roteiro receberão um crédito a bordo no valor proporcional de um dia de cruzeiro não realizado.

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes