MNM – Marinheiro de Máquinas / Foguista

qua, jul 21, 2010, 2.681 views

Destaques, Máquinas  

Bookmark and Share

por Thiago Kempin

Seção de Máquinas

Os trabalhadores desta Seção ocupam-se do funcionamento e conservação das máquinas, caldeiras e instalações mecânicas das embarcações, sob a supervisão de oficiais-maquinistas. Suas funções consistem em: vigiar o funcionamento de uma ou várias caldeiras que produzem para movimentação das máquinas; lubrificar os mancais, as partes móveis das máquinas e outras instalações mecânicas das embarcações, a bordo das mesmas. Os trabalhadores que executam a manutenção e reparação de motores marítimos e fluviais são chamados de MNM – Marinheiro de Máquinas ou Foguista

MNM – Marinheiro de Máquinas

Descrição resumida: Manobra as máquinas de uma embarcação, acionando-as e controlando seu funcionamento, para permitir a condução da mesma:

Descrição detalhada: examina as condições da máquina, verificando o nível do óleo no cárter, a água do radiador e outros detalhes, para certificar-se de seu bom estado; aciona a máquina, manipulando os comandos de acordo com as ordens sinalizadas, para possibilitar a parada ou o deslocamento da embarcação seguindo as rotas e velocidades previstas; comunica ao comando as manobras efetuadas, as rotas e velocidades previstas; comunica ao comando as manobras efetuadas, dando os respectivos avisos por meio de campainha ou de fone, para permitir o controle das operações; controla o funcionamento da máquina, observando a marcação dos manômetros e pirômetros, para acompanhar o consumo de óleo, o aquecimento da água, e a eficiência da bomba e das outras partes do equipamento; controla a existência de materiais, requisitando-os e fiscalizando seu recebimento e utilização, a fim de assegurar a disponibilidade dos mesmos para a reparação e conservação dos equipamentos e do local de trabalho; zela pela conservação da casa de máquinas e dos equipamentos, efetuando ou solicitando sua limpeza, lubrificação e reparação, para assegurar as melhores condições de trabalho; registra ocorrências, anotando-as em formulário próprio, para facilitar o controle das operações e a solução de possíveis problemas.

Foguista

Descrição resumida: Controla o funcionamento das caldeiras de vapor, alimentando-as e manejando válvulas, registros e dispositivos similares, para fornecer a energia necessária à movimentação das máquinas principais e auxiliares de uma embarcação:

Descrição detalhada: alimenta a fornalha, abastecendo-a com carvão ou regulando a velocidade de alimentação automática de óleo aos queimadores, a fim de obter o combustível necessário para o aquecimento da caldeira; acende a caldeira, utilizando uma tocha ou de outra forma, para permitir o aquecimento e vaporização da água; controla a pressão das caldeiras, verificando as indicações dos marcadores, observando o nível de água, providenciando nova alimentação de carvão ou de combustível líquido e regulando as válvulas de saída do vapor, para assegurar o fornecimento da energia necessária; efetua a manutenção das caldeiras, retirando as cinzas com uma pá ou limpando os condutos de saída do óleo combustível e os filtros e cilindros dos queimadores com vapor, solventes e estopa, para preservar as condições de funcionamento.

Ambos também executam a manutenção dos mancais, das partes móveis das máquinas e demais instalações mecânicas de uma embarcação, inspecionando as suas condições de funcionamento, lubrificando-as e auxiliando nas tarefas de reparos e conservação, para reduzir o atrito entre as superfícies em trabalho, inspeciona os equipamentos, examinando as indicações dos aparelhos de controle e observando os níveis, a viscosidade e a coloração do óleo lubrificante, para verificar as condições de funcionamento e efetuar as trocas e regulagens necessárias; cuida da manutenção do sistema de lubrificação automática, trocando o óleo ou reabastecendo o cárter das máquinas, e regulando sua pressão e circulação, para reduzir o atrito entre as peças em rotação; lubrifica as partes que não são lubrificadas automaticamente, aplicando-lhes óleo ou graxa, com almotolia ou engraxadeira, para reduzir o atrito nesses pontos; colabora com os outros membros da tripulação na revisão e conserto de máquinas e demais equipamentos mecânicos de bordo, auxiliando-os nas tarefas de reparação e conservação. Pode executar a limpeza dos equipamentos e do local de trabalho.

Aos nossos amigos Marinheiros ou Foguistas que queiram acrescentar algo que aqui não foi citado, sintam-se a vontade. A participação de  todos é muito importante.

Fonte: MTE / Adaptação

”VIDA LONGA AO BLOGMERCANTE”

,

9 Respostas para “MNM – Marinheiro de Máquinas / Foguista”

  1. Rodrigo Cintra:

    Um Marinheiro safo é melhor que mil ferramentas.

    Responder

  2. Erik Azevedo:

    Muito boa matéria meu amigo, sem duvidas virão outras mais elucidativas sobre as variadas funções a bordo de um navio mercante.

    Abraço

    Responder

  3. Fabiano Ossola:

    Ótimo Post.

    Valoriza uma profissão muito importante no setor de máquinas. São profissionais que são os “mantenedores” da praça de máquinas. Servindo, muitas vezes, como os homens que vivem pra que a máquina continue viva(Assim como todos os maquinistas!).

    Saudações a todos os Marinheiros e Moços de Máquinas.

    Responder

  4. kleisson barbosa:

    Olá pessoal é minha primeira visita no blogmercante e vcs estão
    parabéns.e já estou precisando da ajuda d vcs .

    Eu sou técnico em mecânica e trabalho com manutenção preventiva em
    máquinas industriais, mas anseio engressar na marinha mercante.

    Qual o caminho para ser um marinheiro de máquinas?
    pra quem já tem curso tec de mecânica existe algum curso especifíco?

    fico no aguardo
    abraços

    Responder

  5. Francisco Cedro:

    Eu gostaria de saber quais os cursos necessarios para embarque nos dias de hoja já que estou sem embarcar aos 10 anos.

    Responder

  6. marcos:

    quero uma vaga de marinheiro de maquinas, tenho todos cursos disponivel em mão, obrigado pela atenção.

    Responder

  7. Dario Wenceslau:

    Gostaria de saber o salário base de um marinheiro de máq.?

    Responder

  8. Vanessa Gomes:

    Hoje encontrei um certificado emitido pela Sociedade União dos Foguistas, para o meu avô que faleceu a muito tempo. Ele trabalhava na caldeira embarcado nos navios. Gostaria de saber se existe uma forma de recuperar o documento, pois ele se rasgou ao meio e está faltando uns pequenos pedacinhos.

    Responder


Deixe uma resposta

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes