Navio com combustível encalha na Baía de Vitória

sex, jul 16, 2010, 526 views

Destaques  

Bookmark and Share

por Misael Berdeide

Para solucionar o problema, no local há duas embarcações rebocadoras para retirar o navio da região. Como a maré começa a encher a partir das 12h, os trabalhos devem ser facilitados.

Uma embarcação encalhou na entrada da Baía de Vitória, próximo ao vão central da Terceira Ponte, por volta das 10h da manhã desta quinta-feira (15).

A Marinha do Brasil solicitou à Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), responsável pelas operações do Porto de Vitória, a interdição de passagens de navios na baía. Com a interrupção, nenhuma embarcação entrava ou sai do porto. A embarcação foi retirada por volta de 15h com a maré cheia.

O navio SM Apollo, realiza o transporte de combustível no litoral de Vitória e está carregado com óleo diesel, o que impede a estrutura de realizar manobras bruscas no local onde encalhou.

Segundo a Codesa, com a maré baixa, a embarcação raspou o fundo em algumas rochas. Porém, não se pode confirmar o que ocasionou o problema.

Para solucionar o problema, foram enviadas duas embarcações rebocadoras para retirar o navio da região. Como a maré começou a encher a partir das 12h, os trabalhos aconteceram de forma mais facilitada.

O internauta do gazeta online Thiago Santos passava pela Terceira Ponte, no sentido Vila Velha – Vitória, no momento em que os rebocadores se aproximavam do navio SM Apolo, e registrou a imagem ao lado.

Em nota, a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) informou que enviou uma equipe de Inspeção Naval para prover apoio ao navio.

Foi aberto Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apuração dos fatos e dos possíveis responsáveis. O prazo para conclusão do inquérito é de 90 dias.

Clique na imagem para ampliar

Fonte: A Gazeta – Marine Traffic.com

Fotos: Thiago Santos

Opinião do Blogueiro

Só pra lembrar: A embarcação é de 1970.

,

6 Respostas para “Navio com combustível encalha na Baía de Vitória”

  1. Alberto:

    Essa embarcação manobra com prático ou não é preciso?

    Responder

  2. Erik Azevedo:

    O SM Apolo é isenta de serviço de praticagem, é um pequeno navio abastecedor, so navega nesta região, o problema em questão não tem haver com Praticagem ou falta de Praticagem.

    Responder

  3. Arlan Cavalcanti:

    “… De acordo com a Capitania dos Portos do Espírito Santo, o incidente aconteceu após a embarcação ter se desviado de um pequeno barco de pesca.
    “Pelo que averiguamos, o comandante teria desviado o navio do barco para evitar um acidente, e, com isso, acabou saindo do canal”, informou o Comandante da Capitania dos Portos do Espírito Santo, Márcio Fonseca…”

    Fonte:

    http://www.portosenavios.com.br/site/noticiario/navegacao/4355-navio-com-combustivel-encalha-na-baia-de-vitoria

    “VIDA LONGA AO BLOG MERCANTE”

    Responder

  4. Cristian:

    Pelo que conheço deste comandante, ele é um ótimo profissional e muito apto a ocupar o cargo, infelizmente temos que conviver com pequenas embarcações que desprovida e profissionais desconsideram os perigos envolvidos neste setor.

    Responder


Deixe uma resposta

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes