Maersk, MSC e CMA CGM se unem contra piratas

qua, set 22, 2010, 392 views

Lá Fora  

Bookmark and Share

por Erik Azevedo

Companhias cruzarão informações para reduzir incidência de pirataria.
A Maersk Line, a MSC e a CMA CGM – consideradas as três maiores companhias de transporte marítimo de cargas conteinerizadas – anunciaram que unirão forças para compater a pirataria no Golfo de Aden e Oceano Índico.
As companhias declararam que iriam trocar informações relativas a medidas de segurança, políticas e procedimentos, atuando em conjunto para garantir que o problema seja abordado por toda a indústria.
Em abril de 2009, o Maersk Alabama foi abordado por piratas da Somália, e outra embarcação da CMA CGM também foi vítima de ataques na região do Golfo de Aden.
“Nossa primeira e principal preocupação é a segurança de nossas tribulações. A pirataria continua a ser um problema para o setor marítimo e, se quisermos enfrentá-lo de maneira eficaz, nós, como armadores devemos cooperar,” afirmaram as companhias em comunicado conjunto.
As três operadoras concordam quanto à importância de implementar melhores práticas de gestão para uma navegação segura na área onde os piratas somalianos continuam a atacar e saquear navios. O apoio à presença de navios militares no Golfo de Aden e manobras legais para garantir que os piratas sejam julgados e condenados pelos crimes também foi manifestado.

“As causas deste problema não poderão ser resolvidas de um dia para o outro. Portanto, é imperativo que as forças navais tenham um mandato forte e dinâmico para se equiparar às constantes mudanças na situação da região. É também vital que os atos de pirataria não fiquem impunes, por isso a necessidade de um enquadramento jurídico adequado para processar os criminosos”, ressaltaram.
As transportadoras disseram também apoiar propostas para soluções regionais, como a implementação de guarda costeira e possíveis corredores de trânsito para o leste da África.

Fonte: Guia Marítimo

, , , ,

Deixe uma resposta

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes