Incêndio em navio no Báltico deixa 28 feridos

dom, out 10, 2010, 652 views

Destaques, Fotos, Lá Fora  

Bookmark and Share

por Erik Azevedo

O ferry “Lisco Gloria”, que faz a linha entre Kiel (Alemanha), e Klaipeda (Lituânia), enquanto navegava entre as ilhas Fehmarn (Alemanha) e Langeland (Dinamarca), sofre uma explosão e incêndio, conveses acima.

Vejam o vídeo


O acidente ocorreu entre as noites de sexta e sábado, o navio estava com 249 passageiros, grande maioria de origem báltica e russa, a Alemanha prontamente enviou outro navio ferry o “Deutschland”, para resgatar os passageiros e atender aos feridos, e 10 rebocadores, e vários helicópteros (resgate dos feridos) para combaterem o incêndio e possível vazamento de combustíveis.

As autoridades dinamarquesas, enviaram o “Marie Miljoe”, um navio de combate à derramamentos de óleo no mar, para assegurar que as 200 toneladas de óleo remanescentes não vazem do navio.

O Lisco Gloria pertence a DFDS, uma centenária companhia de navegação Dinamarquesa, é considerada um patrimônio dos países escandinavos, e este navio fazia linha fixa entre estas cidades.

Antes…

Ferry Lisco Gloria

…Depois

Foto: Axel Heimken/dapd

Foto: Axel Heimken/dapd

Foto: Axel Heimken/dapd

Foto: Axel Heimken/dapd

Foto: Havariekommando dpa/lno

Foto: Havariekommando dpa/lno

Fontes e fotos: Spiegel.de

, , , , , ,

10 Respostas para “Incêndio em navio no Báltico deixa 28 feridos”

  1. Francisco Matos (Codó):

    Caros amigos. São cenas horríveis. Faz-me lembrar as três experiências horríveis que passei a bordo. Já estive em três incêndios e não é fácil:Doce Lagos (Docenave – 1979), Romeu Braga (Lloyd Brasileiro – 1982) e Castillo de Zafra ( Elcano – 2008). O pior dele foi o Romeu Braga. Saímos de Duala com destino a Lagos/Nigéria, às 19:30 horas, do dia 08/05/1982; eu tirava o quarto das 04:00 às 08:00 horas; tirei o quarto de serviço normalmente do dia 09, dia das Mães e como estava chovendo muito não puder fazer minha ginástica no convés; tomei meu banho no banheiro coletivo e fui para o camarote lê a revista Veja que tinha na capa o ex-ministro Eduardo Portella (Governo Fiqueredo); logo após ouvir uns gritos de “pega o extintor”, fui vê o que era. Quando abrir a porta do camarote só via fumaça negra e eu não sabia de onde vinha. Fiquei preso no camarote deseperado. Abri a vigia, coloquei a metade do corpo para fora e começei a gritar por socorro. O Segundo Piloto Roberto passando pelo Convés intermediário ouviu os meus gritos, correu, pegou uma mangueira de incêndio e jogou em minha direção. A fumaça que já tomava parte da superestrutura/bombordo atrapalhava o meu resgaste. Quando conseguir pegar a danada, subi mais rápido do que o Homem Aranha, sem nenhum aranhão. O fogo em menos de 10 minutos já tinha tomado todo o navio. Foi um sufoco.

    Responder

    • Erik Azevedo:

      Apavorante seu relato, so peguei um principio de incêndio em um navio sonda, mas foi um baita susto.

      Este incêndio da matéria, começou em um dos caminhões, que o navio transportava, especulam que começou na carga, algo reagiu e explodiu iniciando este incêndio, mas tiro o chapéu para tripulação, pois ninguém perdeu a vida apesar de 249 passageiros mais tripulantes.

      Abraço

      Responder

  2. Misael Berdeide:

    Deve ser uma situação horrível para tripulação e passageiros. Nunca passei por esse tipo de situação.

    Responder

  3. Francisco Matos (Codó):

    E nem queira. Quando ouço alguém falar a bordo que num incêndio eu faço isso e aquilo, fico imaginando com os meus botões: vai ser o primeiro a correr. Defendo sempre o treinamento a bordo. O treinamento é essencial para o enfrentamento. Fala-se nos bastidores que o Marítimo brasileiro não gosta de treinamento. Pura mentira. O Marítimo não gosta é do blábláblá. São aquelas reuniões chatas quase sempre de pessoas despreparadas e realizadas nos horários de descanso. O exercício deve ser prático, deve ser simulação do evento real, rápido e mais próximo da realidade. Sempre ínsito do horário de trabalho. O último exercício prático que participei durou dois minutos entre o alarme e atuação efetiva da tripulação. Todos participaram com determinação e eficiência.

    Responder

    • Misael Berdeide:

      Com tripulação reduzida fica difícil realizar treinamento. Contudo, temos que cumprir o regulamento e efetuar os registros em diário.

      É triste falar, mas não há tempo para treinar a bordo.

      Responder

    • Misael Berdeide:

      Quando eu trabalhava na Brasdril (Offshore Plataforma), o treinamento parecia mais uma chamadada de presídio. Só servia para acordar o pessoal e confirmar presença.

      Responder

  4. Francisco Matos (Codó):

    Berdeide, o incêndio na instalação elétrica se alastra pior que pólvora. Não há tempo para nada, nem de pensar. Se o pessoal não tiver adestrado não dá tempo nem de fugir. Por isso, treinamento, treinamento, treinamento, e mais treinamento. O treinamento perfeito é aquele que aproxima-se da realidade e não dura mais de 5 minutos. A tripulação deve saber seu deslocamento através da Tabela Mestra e ter conhecimento do manuseio dos equipamentos. Como sabemos, um ensina pro outro e vamos em frente.
    Agora, querer preparar uma tripulação exclusivamente com palestra é desconhecer a realidade de um incêndio a bordo.

    Responder

    • Misael Berdeide:

      Sei disso. Há muita teoria, e papel pra caramba.. é o nosso mundo. Hoje o marítimo navega menos e digita mais. Tudo mudou. Por isso os acidentes vem ocorrendo mais e mais.

      Aqui mesmo no Brasil não há seminários para debater esse tipo de assunto.

      Responder

  5. Nanda Catao:

    Que horror, nao consigo imaginar o panico desses passageiros sem nenhum treinamento, sem nenhum preparo pra enfrentar uma situacao dessas, um tremendo pesadelo de olhos bem abertos. A tripulacao esta de parabens, salvaram-se todos a bordo e o navio nao afundou!
    Parabens meu amigo, um abraco!

    Responder

  6. procurar pessoas pelo nome completo:

    Ϻeu irmão recomenԁou que eu posѕa como este
    blog. Εlе estaνa totalmentе certo.
    Este post гeаlmеnte fez o meu dia. Vοcê não poԁe іmaginar ο quantо tempo eu tinhа
    pаssado pоr esta infοrmаção!
    Obгigaԁo!

    Responder


Deixe uma resposta

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes