Denúncia – Brasileiro não tem vez!!!

dom, mar 25, 2012, 2.982 views

Convés, Jurídico, Navegação, Petróleo e Gás, Segurança, Sindmar  

Bookmark and Share

por Erik Azevedo

Denuncia de um leitor do BlogMercante, que por razões obvias não pode revelar sua identidade.

Prezados leitores do Blog Mercante,

Sou Oficial de Maquinas com uma experiência de aproximadamente 3 anos e trabalho em uma embarcação AHTS no litoral brasileiro em uma das empresas do Grupo São Miguel. É com grande tristeza que fico lendo fatos e relatos sobre a presença de “gringos” em nosso País. Atualmente trabalho na área offshore com a presença justamente desses “gringos”, só para se terem uma ideia passo o dia todo sem fazer nada, quando aparece alguma manobra na praça de maquinas ai sim eu sou intimado a realizar o serviço (abrir válvula, fechar válvula, ligar/desligar gerador).  Aqui a tripulação (Comandante, Imediato, Mestre, Chefe de Maquinas e Sub-Chefe) são todos estrangeiros e só conversam no idioma deles para nos brasileiros não sabermos o teor da conversa, os brasileiros de oficial só existe 01 de maquinas e outro de náutica. A internet a bordo é wire-less, e existe 01 ponto na praça de maquinas e outro no passadiço, o CFM passa o dia todo sentado em frente ao PC navegando na web e quando encontra algum brasileiro, ate mesmo o oficial de maquinas, navegando na web é sinal de bronca, pois eles acham que nos não sabemos mexer em nada, somos do tempo da pedra. Uma vez fui perguntar ao SubChefe como se realizava uma manobra de recebimento/transferência de óleo, lastrar o navio, transferência/recebimento de água, ele só fez me dar as costas e sair, fez de conta que nem tinha escutado. Fico muito triste, pois em uma embarcação onde esta em nossos país, a gente ser submetido ou ate mesmo humilhado com essas pessoas que veem para o nosso Pais ganhar dinheiro e depois vão embora rindo, é brincadeira e palhaçada uma coisa dessa. E para piorar a situação eles não estão nem ai para a lei de FUMO a bordo, eles pintam e bordam, fumam aonde querem, já denunciei a empresa que trabalho, mas ate o presente momento não obteve nenhum resultado. Os manuais são todos nos camarotes do Chefe, então não temos acesso ao mesmo, fica complicado e muito complicado trabalhar dessa forma. Estou procurando outros contatos, pois ate o presente momento esta muito difícil trabalhar dessa forma. Sei muito bem que a empresa é seria e que é respeitada no nosso mercado, mas precisa abrir o olho urgente para que fatos como esses não se repitam.

Precisamos denunciar cada vez mais a presença deles e cobrar das autoridades responsáveis uma maior abordagem sobre o assunto da RN72, pois cada dia esta ficando mais difícil e a tendência no meu modo de ver é piorar, será que vamos voltar a década de 90, onde muitos ficaram anos e anos na pedra?? Fica aqui o meu registro e alerta para que a nossa classe se uma cada vez mais e mais a fim de colocarmos em pratica a tal RN72.

Grande abraços a todos marítimos.

, , , , ,

54 Respostas para “Denúncia – Brasileiro não tem vez!!!”

  1. PEPE:

    Ang lahat ng tao ay ipinanganak na malaya at parepareho sa dignidad at mga karapatan. Sila ay binigyan ng katwiran at konsensiya at dapat makitungo sa isa’t isa sa espiritu ng pagkakapatiran. Tradução por Eugene Carmelo C. Pedro

    Português

    Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

    Responder

    • etimene:

      a coisa mais errada no brasileiro e k ele e medroso
      o cara entra na casa dele come a comida dele faz titica no banheiro dele nao da descarga e depois vai embora chamando ele de troxa o cidadão sai do pais dele faz o k quer no brasil mais ve se vc pode ir no pais dele eles te deporta nos samos motivo de nojo para eles
      mais chega no nosso pais faz o k quer e as autoridades nen ai veja so hoje mesmo tem mais chines no brasil k na china o k eles vem faser aqui daqui uns dias voltaremos a ser colonia de novo de algun paiz nao sei qual e nen quero tar vivo para ver

      Responder

  2. osso:

    Realmente é o que falta nos gringos consciência e espirito de fraternidade, e o brasileiro espirito de equipe e união.

    Responder

  3. thiago:

    está cada vez mais dificil lidar com esta situação .

    Responder

  4. Marc Master:

    Já repararam que o brasileiro fica só com as sobras?

    Bem aqui na Europa é o oposto, no Mar do Norte quem comanda quem chefia é o povo local, e as funções que ninguém quer, ficam para os filipinos, eslavos, russos o resto como eles falam aqui.
    Inclusive os barcos que ninguém quer tripular sobram para poloneses e demais “pobres”.

    Mas no Brasil reparo que ocorre o inverso, empresas que são brasileiras trazem navios ai para o Brasil mas não tripulam com Brasileiros.
    Isso é muito confuso para min, da entender que não há pessoal no Brasil com qualificação e capacidade, parece que colocam alguns apenas para constar que existem.
    O pouco que trabalhei no Brasil foi em contrato internacional, mesmo sendo brasileiro nato optei por isso em embarcar como europeu, o tratamento é outro o respeito é enorme.

    É lamentável que só dão valor ao que é de fora ai no Brasil, é a velha mentalidade de lugar não sério, como é África e demais lugares em que a corrupção impera e oligarquias exploram a maioria.
    Essa tal de Marinha do Brasil não faz nada para vocês, ando preocupado, pois a exploração de petróleo no Brasil esta crescendo rápido demais, e percebo que não há preparo para formar pessoal com qualidade e quantidade. Então vai demorar para resolver este problema, isso se um dia for resolvido.
    Vocês tem que se livrar deste militarismo dessa burocracia, largarem estas vaidades sem sentido algum, se querem tomar as rédeas.

    Abraço
    Marc

    Responder

    • Anderson Azevedo:

      Falou tudo! Eu ja estou pensando em voltar pro Jone´s Act e não faz nem um ano que estou navegando na bandeira Brasileira!!!

      God bless the United States Merchant Marine Division!!

      Responder

    • antonio carlos:

      Olha, venho aqui pedir helper para a turma do mariner, da maersk, está uma verdadeira ditador por parte do comandante GORDON e o chefe de maquinas MICHAEL, nós passamos, 35dias abordo sem ví em terra por o barco ser oil recorver,não tem tv, ela quebra ele não manda acheitar, a internet, é ligada a hora que ele bem quer, muitas vezes vc está falando com seu filho ou esposa, no meio da conversa ele desliga a net sem ao menos lhe avisar muitas vezes vc está no assunto importante com sua esposa ou mãe, muitas vezes ficamos mais de 15 dias sem intenert e telefone, ficando somente para eles os gringos, e nós guarnição e oficias brasileiros, sem nada muito desconforto, por favor divulguem….abraços antonio

      Responder

  5. José:

    A razão disso tudo é financeira$$$$.Nada mais. Não tem nada a ver com competência ou habilidades profissionais. O fato é que o marítimo brasileiro sai mais caro que o importado da ásia e do leste europeu. Encargos trabalhistas e sociais$$$. O empresariado da armação descobriu isto e só. Lucros$$$ e mais lucros$$$ é só o que importa pra essa gente.

    Responder

    • Gilmar Guilherme:

      Eu acho que o Brasil deveria ser mais protecionista no que tange às riquezas naturais. Somos espoliados de todas as formas, e agora, além de tirarem nossas riquezas, roubam de nós também nosso trabalho e dignidade. O Brasil vai acabar (DEUS nos proteja!!!!) como as Filipinas, onde impera a corrupção e a miséria, e quem manda lá é quem USA o país!

      Responder

  6. Marc Master:

    A razão financeira tem seu peso, isso é obvio. Porem ela não é a unica não, pois se fosse assim eu não estaria trabalhando mais, e não haveria mais Americanos e Europeus de países ricos tripulando navios. Aqui no Mar do Norte os Noruegueses e Ingleses são a maioria, e nestes países há muito encargo social e trabalhista. Por mais que alguns armadores aventureiros tentem mudar isso não conseguem por diversos motivos, entre eles leis locais e contratuais com clientes exigentes que querem pessoal com capacidade comprovada.
    Armador sério não entrega navio de alto valor agregado acima de centenas de milhões de dólares para tripulação sem capacidade e que não tenha confiança.
    Muitos colegas Britânicos, Alemães e Holandeses na mesma empresa que ainda trabalho estão ai no Brasil comandando ou chefiando, eu mesmo já estive como falei acima. Sem falar num grande numero de navios comerciais mesmo em FOC que ainda tem muitos oficiais europeus trabalhando diretamente para o armador.

    Mas na visão de empresa aventureira o lucro justifica os meios o lucro a todo custo, afinal são apenas aventureiros.

    Responder

  7. bl:

    mas o nosso governo aceita tudo desse pessoal, e é simples comunicar a petrobras, ja fizemos isso, onde o comandante nos humilhou e a petrobras proibiu ele trabalhar para ela ai mandaram um melhor. mas o governo tem que ser mais duro neste assunto. nos que temos que falar a lingua deles e eles nao se esforçam para falar a nossa.

    Responder

    • Gilmar Guilherme:

      E a Petrobrás é séria?? Quantas embarcações da Peroba tem seu registro sob bandeira brasileira? Se a Peroba “dá uma volta” no Brasil, sendo estatal, o que fará conosco, os marítimos? Se as embarcações tem bandeira estrangeira, e a RN 72 nunca (nunca mesmo!!!) é respeitada, você acha que a intenção dela é fazer o Bra$il crescer? Estão loteando o quintal de nossa casa, o viinho vem, manda, detona tudo e nnós temos de baixar a cabeça porque o síndico é medroso, incompetente, complacente e bajulador! Lembram-se das plantas de gás na Bolívia? Deu em quê? Isso é roubo! Por quê não resolver a questão nos tribunais internacionais? Todas as outras nações já sabem que podem fazer o que querem, não vai dar em nada! Vide episódio da Chevron: o governo quer dar uma punição (supostamente) severa, e já ergueram um clamor internacional contra. O Brasil tem que exercer a sua soberania a qualquer custo, com diplomacia, mas sem clientelismo e submissão. Em suma: aqui todos fazem o que querem e nós limpamos a sujeira e apagamos a luz.

      Responder

  8. osso:

    è a questão do Brasil a toda estrategia estrangeira uma nova moeda, da para entender que alguém nesse país ainda leva vantagem com os afretamentos, de gringos quem será??? Eis a questão…

    Responder

  9. ANDERSON:

    Pessoal…..vou escrever aqui um texto que está no ##############.com:

    TEXTO DO SR. ÍTALO:

    ” PODEM NÃO GOSTAR DO QUE ESCREVEREI AGORA, MAS A VERDADE É QUE PERDEMOS O CONTROLE SOB A CORRUPÇÃO. É ROUBO DE TUDO QUANTO É LADO, NOS MINISTÉRIOS, NAS PREFEITURAS, ESTADOS, NAS LICITAÇÕES E CONSTRUÇÕES, CONCURSOS PÚBLICOS, INSS, RESCENTEMENTE VÁRIOS ESCÂNDALOS COM EX-MINITROS DO GOVERNO DILMA, EXTORÇÕES, TESTAS DE FERRO, ULTIMAMENTE TEM APARECIDO UMA CACHOEIRA DE CORRUPÇÕES E FALCATRUAS, ONDE INICIA NO ALTO ESCALÃO , DE PESSOAS QUE DEVERIAM SER EXEMPLOS DE CIDADANIA E CARÁTER.

    ENTÃO AMIGOS, INFELIZMENTE ACHO QUE DEVEMOS FAZER O QUE A AMIGA MARTA SUPLICY FALOU::: RELAXAR E GOZAR, POIS JAMAIS A CORRUPÇÃO DEIXARÁ O BRASIL, E PARA QUE ISSO ACONTEÇA, TEREMOS QUE MUDAR AS LEIS ONDE OS PRIMEIROS PREJUDICADOS NA CORRUPÇÃO SÃO OS POLÍTICOS, OS MESMOS QUE CRIAM AS LEIS.

    ENTÃO PERGUNTO::: PRA QUE O POLÍTICO VAI MUDAR A LEI SENDO QUE O PRIMEIRO A SER PUNIDO VAI SER ELE MESMO ??? SIM, POIS PARA MUDAR O CENÁRIO DA CORRUPÇÃO TEMOS QUE TER LEIS PODEROSAS EM PUNIÇÃO.

    OU SEJA, JAMAIS ACONTECERÁ ISSO. ”

    TEXTO PUBLICADO NO DIA 24.03.12 ÀS 15:33

    Senhor moderador, favor publicar o comentário, pois achei interessante a forma de expressão do autor.

    Responder

  10. Anderson Azevedo:

    Mais uma vez digo! O Brasil não é um pais serio e muito menos de ser levado a serio!!

    Responder

  11. Marcio Trocado:

    Realmente é lamentável. A realidade de marítimos croatas, eslovenos, russos, ucranianos e de outras nacionalidades européias de “segunda classe” é de falta de empregos e de perspectivas pro futuro. A crise do Euro só fez agravar essa situação. Quanto mais baratos eles ficam, mais são procurados pelos armadores. A valorização do Real frente às demais moedas nos encareceu como profissionais. Não há como mudar essa prática, não a curto prazo. “Importar” essa mão de obra tem certas desvantagens por um lado, tais como: as dificuldades com o idioma e o custo para movimentá-los na época das trocas de turma. Porém, os salários mais aviltados e os longos períodos que eles passam embarcados compensam por outro lado esses custos. A única solução seria de que as RNs 72 e 80, recentemente suspensas, voltem a vigorar. O que poderia ter sido feito quando os armadores gritaram aos quatro ventos que faltariam marítimos brasileiros seria o de se flexibilizar as normas de distribuição de mão de obra nacional em barcos estrangeiros, analizando-se isenções parciais caso a caso, por barco e empresa. Ao invés disso nossos políticos preferiram ser mais práticos suspendendo-se as RNs. Só que essa praticidade tem uma consequência drástica, o desemprego para quem ainda está fora do mercado de trabalho e o achatamento salarial para quem está ainda trabalhando. Nesse ponto a “maior cliente”, que todos nós sabemos quem é, aplaude a possibilidade de cortar custos, mesmo sendo ela uma empresa nacional que supostamente investe no desenvolvimento de nosso país. É triste, mas não temos a quem recorrer. A nossa autoridade marítima militarmente cumpre ordens dos políticos, enquanto que esse últimos as cumprem da “maior cliente”. Ganha o grande capital a política, mas perde o povo brasileiro, aonde nós marítimos nos enquadramos.

    Responder

    • Ricardo Viana:

      Márcio, diga quais foram os políticos que fizeram isso por favor?

      Bem que eu saiba quem flexibilizou a tal norma que já era bagunçada foram os empresários (representados pela Transpetro), sindicato e Marinha.
      O concelho nacional de imigração é ligado ao ministerio das relaçoes exteriores e ao ministerio do trabalho. Havia la burocratas isso sim.

      Não tinha nenhum politico lá. Se tinha ele estava junto com os militares que são os cães de guarda deles.

      Agradeça ao sindicato por ter aceito isso e baixado a cabeça. O militar por sua vez obedece o patrão maior até cegamente por desconhecer tudo relativo ao nosso trabalho.

      E a Transpetro quer soluçoes fáceis e rápidas, eles deveriam trocar as cores das chaminés daquelas banheiras deles, colocar de vez as cores da bandeira do Peru ou do Panamá.

      Responder

  12. Armando:

    isso é brincadeira, as autoridades so se cobrem os olhos e nao vem nada, mas se alguem denunciar pra algum canal de televisão como por exemplo na globo, eles vao querer saber de tudo pra amostrar assim como está acontecendo com os rombos na saude publica!!!!

    Responder

  13. Fábio Cunha / CTR:

    Realmente está cada vez mais díficil para os marítimos brasileiros o trabalho em nossas próprias águas. Passei bastante tempo na Teekay, e depois no offshore, sendo CTR, mas tendo que embarcar como MNC, pois graduados e oficiais, as empresas não contratam brasileiros, e não é o problema do inglês, pois para sermos contratados, fazemos testes e mais testes escritos e de conversação, provando nossa capacitade não só de comunicação, mas pricipalmente nossa capacitade profissional, mas empresas continuam desrespeitando as leis de número de tripulantes brasileiros à bordo. Para se ter idéia da realidade, estava embarcado em um navio sísmico, tripulação totalmente mista,mais de 35 tripulantes, mas brasileiros marítimos apenas 5, e para agravar eu como menbro da equipe do Helideck, precisava de comprovação por escrito do comando para poder receber a gratificação por manobras no helideck, fui pedir ao Comandante gringo,e ele falou no bom inglês, que eu como brasileiro à bordo estava apenas no navio para fazer número, não precisava fazer nada, apenas estar á bordo, ou seja brasileiro à bordo de navio com gringos, se torna fantasma.
    E quem pode reverter a situação, a DPC, O Governo com sua política de permitir tantos gringos ocupando vagas que saõ nossas , das empresas que não confiam nos profissionais brasileiros? Bem temos as melhores escolas de formação de marítimos do mundo , e de que adianta, se os profissionais formados nessas escolas, entram no mercado para serem sombra de gringos que fazem cada vez mais manobras erradas e arriscadas em nossas águas. Precisamos que os sindicatos abram campanha, para precionar a DPC e o governo para reverter esse quadro, ou então não demora muito seremos marítimos sem direito a subir em nossos próprios navios, sem direito à navegar em nossas próprias águas.
    Fica o ALERTA.

    Responder

    • Ricardo Viana:

      É colega, concordo com quase tudo que disse, com a exceçao da ilusão que temos as melhores escolas do mundo.

      Isso nós nao temos mesmo, e nem formamos gente em numero suficiente. Nem a DPC parece que leva o marítimo brasileiro à serio, isso que vc disse ai acima não é novidade alguma, brasileiro servindo de sombra de gringo, isso é velho por aqui é histórico, da mesma forma pensa a Marinha de Guerra, eles acham que nós somos as sombras deles kkkkkk
      Por isso eles jamais irão largar o filé que é controlar nossa “formação” meia boca e certificaçao.

      Responder

    • ricardo de carvalho machado:

      O QUE!!!!!!!! TEMOS AS MELHORES ESCOLAS DE MARÍTIMOS DO MUNDO!
      ISSO É UMA VERGONHA! SDS DO CABELUDO

      Responder

    • CTR:

      A LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: … germanismos que, já não são vícios de linguagem …
      [ ... chope, gás, tanque, elmo, touca, brecha, bar, dardo, feltro, zinco, níquel ... ]. …

      Responder

  14. marciofone:

    É triste ver debates e assuntos desse tipo.
    De todos que fizeram CFAQ 2011 comigo, até agora, somente 2 conseguiram emprego, mas estão trabalhando em embarcações do tamanho de traineiras!

    Vários outros já estão com cara de que estão desistindo, pois já conseguiram emprego em terra.
    Outros já tinha emprego, portanto acho que não vão nem tentar embarcar.

    Se a situação está difícil para quem é Oficial, imagine para quem é guarnição…

    Responder

  15. JD:

    Bem isso realmente acontece aos montes neste Offshore. Contudo:

    Este oficial que postou esta historia deveria ficar mais quietinho e aproveitar que “quase nao faz nada a Bordo” e parar de reclamar.

    Os gringos nao querem mostrar as manobras ? Entao segue a rede camarada e depois entende o esquema do Piano/ das valvulas.

    Os manuais estao com o chefe no camarote, anote os equipamentos e baixe os manuais em PDF pela internet… Se nao tiver dentro do navio puxa em casa e leva num PenDrive e pronto. E imprime no navio mesmo oras… e fica contigo pronto…..

    Agora ficar chorando por tudo que acontece nao da ne rapaz…. Qndo era pratica de maquinista, ninguem me ensinou as manobras assim nao kkk, tive qu seguir as redes e tudo mais, alem de ter de explicar ao Segundo como tudo funcionava e tals…. Isso na epoca na caboragem brazuca…

    Meu, fica ae de boa ou pede pra sair… ou ate volte ou va para a cabotagem em navio FDP pra vc levantar mnto cabecote gigante e descarbonizar MCP de verdade… Limpar mnto purificador velho de Oleo pesado… e por ae vai…..

    Vc esta queimando so diesel kk nao reclame aushaushauhs….

    Se liga fica na miuda ae estudando os manuais baixados da NET e seguindo as redes e entendendo do seu navio, por conta mesmo… E espera so o dia 30 chegar mais um e mais 1 pagamento e pronto… Qndo vc se sentir mais preparado ainda procure empresas melhores…. Mas sempre estude mnto…. E se nao deixarem vc fazer nada, nao faca… espera o proximo pagamento kkk

    So nao esqueca de estudar mesmo….E se preparar cada vez mais, e um dia vc vai arrumar um empresa BACANA pra trampar….

    Esse foi seu CHOQUE de REALIDADE kkkkkkkkkkkk

    Tudo de bom…

    Abracos a todos….

    sds

    JD

    Responder

  16. Jorge Assad:

    E vai ficar pior…, veja porque :

    QUOTE

    COMANDO DA MARINHA

    DIRETORIA-GERAL DE NAVEGAÇÃO
    DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS

    PORTARIA No- 35/DPC, DE 15 DE MARÇO DE 2012

    Credencia a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) para ministrar Cursos de Adaptação para: 2º Oficial de Náutica (ASON); 2º Oficial de Máquinas (ASOM); Aquaviários, Módulo Específico para Marítimos – Seção de Máquinas (CAAQ-I MM); e Aquaviários, Módulo Específico para Marítimos
    - Seção de Máquinas e Eletricidade (CAAQ-I ME).

    O DIRETOR DE PORTOS E COSTAS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Portaria Ministerial nº 156/MB, de 03 de junho de 2004, do Comandante da Marinha e de acordo com o contido no artigo 8º, da Lei nº 7.573, de 23 de dezembro de 1986, resolve:
    …….

    UNQUOTE

    Responder

  17. Aragão:

    AVISO AOS NAVEGANTES.

    OSX assina contrato de US$ 732 milhões para construir 11 navios-tanque. Empresa de Eike Batista foi contratada pela Kingfish

    Estado de Minas. Publicação: 12/03/2012 11:23Atualização: 12/03/2012 11:38

    A OSX, do grupo EBX, do empresário brasileiro Eike Batista, anunciou nesta segunda-feira que vai construir 11 navios-tanque para a empresa Kingfish do Brasil Navegação S/A. Os navios são do tipo MR – Medium Range, de 45.000 TPB (Toneladas de Porte Bruto), destinados ao transporte de petróleo e produtos claros.

    Segundo a empresa, as embarcações serão fretadas pela Kingfish à Petrobras. O valor total aproximado desse contrato de construção entre Kingfish e OSX é de US$ 732 milhões, com entregas previstas para ocorrer até 2017, na Unidade de Construção Naval do Açu, no norte do Estado do Rio de Janeiro.

    A Kingfish do Brasil atua na área de soluções de logística e de transporte marítimo para o mercado de óleo e gás, por meio de navegação de cabotagem e de longo curso.

    Não se esqueçam que o capital vive a era da Globalização: Sem fronteiras e muita competição do mercado X trabalho X produção.

    sds. marinheiras

    Responder

  18. tiago barros lobo:

    a propaganda do governo ja diz, “BARASIL UM PAIS DE TODOS” menos dos brasileiros!!!

    Responder

  19. osso:

    tudo certo e tudo perfeito sem alteração…

    Responder

  20. Jorge Assad:

    Bom dia,

    Infelizmente a DPC só legisla em causa própria ou seja, como a maioria dos oficiais reformados (CF, CMG) normalmente arranja uma “boquinha” em terra para completar seus vencimentos, que depois dos 25 anos de longas travessias (Santos x Rio Grande) e 10.000 milhas navegadas (igual as milhagens do meu filho mais velho), não satisfaz seus apetites por status. Muito poucos requerem suas CIRs de CLC ou OSM pois terão que ralar e infelizmente agora vão ter que lidar com uns OFICIAIS “MEIA-BOCA” que nunca viajaram em Longo Curso e nem uma “meridiana” têm notícias, o que ELES querem é uma praticagem, onde já se começa a perceber a deterioração profissional, pois atracar um navio na feição com três rebocadores, ate o CLC VASCO MOSCOSO DE ARAGÃO conseguiu.

    Só gostaria de saber se a DPC tem MORAL e esse APETITE todo para abrir concursos para práticos (R$ 150.000,00/ mês) e que poderia absorver parte dos Oficiais que estarão à mingua no mercado em bem pouco tempo.

    Responder

  21. ANTONIO/NETO:

    Lendo o relato do amigo…2 OM….vivencie isso na prática….onde aprendir lidar com a situação…devido a necessidade no inicio fiz o mesmo que ele…quase implorando as estrangeiros para poder me ensinar as manobras…depois de um tempo verifiguei que estou no meu país…eles que me devem…satisfação…não eu a eles…busquei ajuda nos orgãos competentes para ser respeitado entres eles…a ajuda veio no momento…certo…onde depois que viram…que não estavam sozinho passaram…a me aceitar com medo….de denuncia-los em sua praticas abusivas….essas ajudas vieram do MPF-MINISTERIO PUBLICO FEDERAL,MPT-MINISTERIOS PUBLICO DO TRABALHO…ME-MINISTERIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES…O PIOR É QUE MUITOS DESSES MESMOS ESTRANGEIROS…SEGUER SÃO FORMADOS….ONDE DESCOBRIR…QUE MUITOS CHEFES E COMANDANTES QUE TIVE NÃO PASSAVAM DE MARINHEIROS DE MAQUINAS OU MESMO MARINHEIROS DE CONVÉS…COM CLS-CATEGORIA DE LICENCA SUPERIOR…COMPRADAS LÁ FORÁ….IS LA VIDA….ACREDITO QUE ISSO IRÁ SE ACABAR….POIS MUITOS ESTÃO DENUNCIANDOS ESSAS PRATICAS…É MAIS CEDO OU MAIS TARDE…NO MÁXIMO 3 A 5 ANOS…ISSO SERÁ DE QUEM É DEVIDO…NÓS BRASILEIROS…POIS QUANDO VAMOS NOS PAÍSES DELES…SEGUER NOS RESPEITAM..PRINCIPALMENTE OS AMERICANOS….ANTONIO/NETO…VIDA LONGA É PRÓPERA A TODOS

    Responder

  22. eduardo:

    BOM DIA MEUS AMIGOS AQUI EM MACAE ESTA DA MESMA COISA NÃO MUDA NADA NÃO OS EMBARCADORES DAS EMPRESAS DE REBOCADORES OFFSHORE CONTINUAN COBRANDO PARA EMBARCAR NOVOS TRIPULANTES. NA AGENCIA MARITIMA O WALTER JUNTO COM HUMBERTO QUE ERA DA PAN MARINE
    NA TECHNIP QUEM PEGA O DINHEIRO EO KADICO
    NA FARSTAD QUEM PEGA O DINHEIRO EO RAFAEL FERREIRA
    NA SCHAHIN QUEN PEGA O DINHEIRO EO BAIXINHO DO RH
    NA ASTRO MARITIMA EO RENNE
    NA

    Responder

    • Carlos macedo:

      Polícia Federal neles amigo…

      Falar aqui não vai punir ninguém, mas pode deixar que vamos mandar estes nomes para algumas pessoas que conhecemos nas diretorias destas empresas.

      Carlos Macedo
      Marine Advisor

      Responder

  23. Marcelo Ribeiro.:

    Voltei de uma docagem em Portugal,nosso refeitorio era invadido na hora do almoco,e no cafe da tarde,polacos,russos comiam como se fosse o fim do mundo,parecia que eles nunca tinham tomado cafe na vida,so andavam de copo duplo cheio na mao!Entao o comandante ficou injuriado de ver aquela falta de respeito com a tripulacao e colocou td nos conformes,primeiro nos depois os visitantes,nosso capitao e brasileiro e claro!todo tempo tinha gringo rondando no refeitorio,quando terminou o reparo eles falavam assim:oh,finish the happy,finish the song!!Sai pra la cambada,fica no canto de vcs e deixa o bra$il em paz!os portugueses tao cansados tambem pois romenos ,cabo-verdianos,e brasileiros trabalham mto abaixo dos precos praticados por la,entao e uma faca de dois gumes ne,no final e cada um por si!e quanto ao oficial que ta buscando conhecimento ,essa e a realidade meu grande,se vira!!vc acha q vao te ensinar e depois te dar 7 ou 9 pilas pra vc,fuca pesquisa q vc vai ser fera ,quando for pra outra embarcacao ja estara mais safo,!abracos

    Responder

  24. junior santos:

    Ah Que Saudades de Voce Estou a Te Esperar, A Dor Ainda Esta No Meu Peito …As Marcas De Baton No Casado de Vison ,Aquele Beijo Imagina, Ah Com Os Amigos Vou Jogar,Bate Papo e Conversa Fora Pra dentar Me Segurar…Me Liga Me Manda Um Telegrama Uma Carta De Amor,Que Vou Ate La,Eu Vou …Vou Ate La!
    Este Pagode E Bom Demais …Alguem Lembra!
    Valeu !

    Responder

  25. Jorge Assad:

    Boa noite,

    Mais uma ação da briosa para acabar com a marinha mercnte Brasileira.

    SYN-213/12

    Prezados Senhores,

    Convido para uma apresentação no Syndarma, na 6ª feira, dia 30 de março, às 1000 horas, a ser conduzida pelo Comandante JEAN PIERRE JAUREGUY ROBINSON, Vice-Diretor da Escola de Marinha Mercante do Peru.

    O Comandante Jaureguy é convidado do Syndarma e discorrerá sobre a formação e qualificação de marítimos no Peru e sobre as possibilidades de contratação desses marítimos por Empresas Brasileiras de Navegação, bem como apresentará as facilidades disponíveis na sua Escola de Formação.

    Incentivamos o comparecimento e solicitamos confirmação de presença.

    Atenciosamente
    ROBERTO GALLI
    Syndarma
    Vice-Presidente Executivo

    Responder

  26. leitor:

    qual seria a nacionalidade destes estrangeiros dos ahts da são miguel

    Responder

  27. ricardo de carvalho machado:

    isso é coisa para a polícia federal resolver, a imigração brasileira precisa resolver esses problemas. mas vejo muito improvável que vá se resolver porque se drogas, armamento pesado e toda sorte de muamba entram descaradamente no país os gringos não são prioridade para as autoridades brasileiras afinal o BRASIL é um país democrático e tem
    compromisso firmado com a ONU para dar aos gringos asilo político, visto de trabalho permanente, casa ,comida,cpf,ajuda de custoetc….. tudo bancado por nossos impostos e riquezas é a nossa constituíção que dá esse respaldo para que tudo isso aconteça.
    saudades da ditadura!
    sds marinheiras

    Responder

  28. João Paulo:

    É meus colegas! a coisa tá feia! e o sindicato o que faz? nada pra variar.
    Enquanto nós temos que viver renovando certificados, segundo a DPC para evitar fraudes, os estrageiros vem aqui com certificados falsos e sem valor para trabalhar livremente.
    Nossas autoridades nada fazem, nosso sindicato nada faz e depois nós sofreremos as consequencias do desemprego.
    O próprio governo aceita Peruanos nos navios da TRANSPETRO, sob a alegação que não tem gente no mercado. MENTIRA!!! repito, MENTIRA!! MENTIRA!! MENTIRA!!
    Outro dia um colega maquinista que já faz contrato na TRANSPETRO a bastante tempo tentou embarcar e a empresa elegou que não havia vagas, mas nos DP está cheio de Peruanos.
    Denunciar é a solução. Vamos nos mobilizar para acabar com essa palhaçada. São os impostos que pagamos que financiam as construções dos navios da TRANSPETRO.
    Vida longa a todos,
    JP

    Responder

  29. José:

    Campanhas!

    Favor ajudar! Como faço para denunciar a PF e outras autoridades sobre abuso, discriminação e destrato de brasileiros a bordo por CMTE. croata??????

    Preciso de contatos: tel, email, nome da pessoa de contato e etc…

    Grato,

    Responder

  30. donascimento:

    Resumo de tudo isso é a nossa desunião total, as coisas estão acontecendo e irão acontecer mais e mais e nós, nada!!!1
    Deixamos rolar e fingir que ta beleza, muitas vezes por já estarmos embarcados nem se damos contas dessas mudanças. É ora de abrir os olhos galera.

    Responder

  31. Paulo:

    Pessoal, o problema é que aqui no Brasil não temos treinamento para certos tipos de navios e equipamentos. Já ví “concursado de escola técnica” trabalhando a bordo de supply boat e simplesmente me disse que não sabia nada de máquinas(só teoria) e que o “gringo” tava ensinando a ele. Ou seja, quem era CLC não tem condição de trabalhar em um navio offshore especializado nem em plataforma, cada um no seu galho. A verdade dói, somos um país sem cursos específicos e investimentos em pessoal especializado. Os gringos estão felizes por isso e não adianta fazer nada pois a tendencia é a de minimizar custos com tripulação mais barata. O nosso amigo Filipino não tá errado não. Agradeçam a Marinha de Guerra por esta duradoura ditadura hereditária. Na verdade nós somos um produto mal treinado deles e não é de hoje não. Foram eles que afundaram o Lloyd e outras companhias Brasileiras, havia comandantinho em cada catinho do Lloydbrás, cada um com carro na porta e secretária exclusiva. Só não me perguntem como um submarino “Tupi” afunda na doca (com interrogação ou cifrão)? e depois todas aquelas empreiteiras batendo ferrugem das sucatas da segunda guerra ? é muita grana. Somos um país sério ? NÃO !

    Responder

    • LUCIMAR:

      Apesar de realmente não sermos bem preparados até concordo, agora sermos EXCLUÍDOS por conta disto, não mesmo. Temos o direito ao trabalho ao qual nos formamos, temos de ter uma oportunidade e de INVESTIREM EM NÓS, nos capacitar para não nos faltar oportunidades.E isto somos nós que temos de lutar para ter, se continuarmos a abaixar a cabeça, ninguém nos respeitará mesmo.

      Responder

  32. Paulo:

    Lembrei-me de outra coisa: aqui o pessoal sai do Ciaga / Ciaba diretamente para o passadiço sem saber dar nó em corda, sem bater ferrugem, já sai para madar. Mandar o que ??? É o preço que pagamos. Certamente que a nova geração já terá novas escolas e oportunidades, enquanto isso, os filhos da Efomm que tenham boas lembranças. Agora uma pergunta : quais os Oficiais que na época de carnaval ou ano novo voltavam com o navio arribado horas após zarpar do porto ??? Brasileiros mal treinados e mal acostumados…nunca ví um gringo fazer isso! No Lloyd era de praxe…

    Responder

  33. Areia:

    caros amigos a corrupção já começa dentro dos nossos sindicatos com esses mequetrefes arcaicos pegando dinheiro das empresas empregando seus filhos e parentes nós mesmos, e se mantendo no poder por tanto tempo e ainda vem falar de nr72 como podem tirem pelos srs. severino, tavares, americo, e outros tantos que no momento não lembro o nome. então o gringo chega com dinheiro e manda mesmo, na seabulk presenciei o chefe de maquinas chamar a oficial de maquinas de macaca e ficou por isso mesmo. então caros amigos não podemos fazer nada pois não sentamos a mesa com os gringos para negorciarmos nada apenas temos que deixar nosso suor a bordo para darmos aos nossos filhos uma vida mais digna.

    Responder

  34. Teo:

    SOU OFICIAL DE NAUTICA, INVESTI TEMPO E DINHEIRO PRA CONCLUIR O CURSO, FUI PRATICAR NA CBO DEPOIS DISSO POR 6 MESES, CONTINUEI O CONTATO COM A EMPRESA E DEPOIS DE ESTAR COM TODA DOCUMENTAÇÃO EM MAOS, REALIZEI INCLUSIVE EXAME DE SAUDE PRA ESTA EMPRESA ELES MANDARAM AGUARDAR E A ESPERA VAI PRA MAIS DE (2)DOIS MESES E ACABEI DE SABER QUE EMPRESA NAO ME CHAMOU PORQUE ACABOU CONTRATANDO 18 (DEZOITO) OFICIAIS PERUANOS ISSO MESMO. RESUMINDO: SOU PAI FAMILIA COMO A MAIORIA AQUI, PERDI TEMPO E DINHEIRO PELA ESPERA E ESTOU DESEMPREGADO.
    POREM SOU DESTEMUNHA QUE A OCUPAÇÃO JA COMEÇOU.
    AVISO A TODOS QUE ISSO VAI SER UM FATO PRA TODOS
    SE ESSES CARAS DESINFORMADOS QUE ESTAO REGENDO E DISCUTINDO NOSSO FUTURO ESTIVEREM A FRENTE DA DECISAO.
    A TODOS OS AMIGOS DO BLOG ESTOU ABERTO A CONFIRMAR ESTE FATO RELATADO
    OBS: APOS RECENTE CONTATO COM DPTO MEDICO DESTA EMPRESA SE NEGOU A CEDER COPIA DO MEU EXAME TALVEZ COM MEDO DE ALGUMA RETALIAÇÃO ALEGANDO QUE ELA QUE PAGOU O EXAME ESQUECENDO QUEM FORNECEU O MATERIAL FOI EU, RESPOSTA SRTA. ELIANE DPTO MEDICO
    SDS/TODOS

    Responder

  35. Moc:

    boa tarde à todos… Eu tinha um bom emprego e larguei para fazer o CFAq II/III com a esperança de alcançar algo ainda melhor, porém, um ano se passou e continuo correndo muito atrás e não consigo entrar no meio marítimo. Será que existe vagas no mercado de trabalho para as pessoas honestas, para aqueles que não são apadrinhados ou para aqueles que não fazem parte e nem compactuam com propinas ou suborno… Cara estou muito, mais muito decepcionado mesmo, com o País ao qual tanto me orgulho e que tenho a certeza de que um dia tudo isso ainda vai mudar.
    Fiquem todos com Deus!!!

    Responder

  36. moço de convés:

    SAUDAÇÕES MEUS CAROS COLEGAS DE TRABALHO, UMA COISA FICA EM MINHA CABEÇA MARTELANDO, ONDE ESTÃO AS VAGAS PARA MOÇO DE CONVÉS? NEM MARINHEIRO SE VÊ VAGAS PELA INTERNET. E QUANDO HÁ ALGUMA PEDE QUE SEJA DA REGIÃO SUDESTE, PARECE PIADA, TEM EMPRESAS GRINGAS QUE PAGAM PASSAGEM AÉREA PARA FILIPINOS E PARA OS BRASILEIROS QUEREM DAR PASSAGEM DE ÔNIBUS, E COMO FALOU O MOC: SERÁ QUE NÃO HÁ ALGUMA FORMA DE ARRUMAR ALGUM TRABALHO NA ÁREA MARITIMA HONESTAMENTE? SEM TER QUE PAGAR PARA OS EMBARCADORES UMA QUANTIA EM TROCA DE UM MES DE SALÁRIO?
    SOBRE O CASO DESSA INVASÃO,SERÁ QUE O GOVERNO FEDERAL NÃO PODERIA INTERVER NESSA QUESTÃO? AFINAL O FAMOSO PAC, QUE É O PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO NÃO É PARA O CRESCIMENTO DO BRASIL, PARA GERAR EMPREGOS? TUDO ISSO SENDO USADO NOSSO DINHEIRO DOS IMPOSTOS PARA DAR VAGAS PARA PESSOAS QUE NEM CONTRIBUEM COM O GOVERNO. NÓS BRASILEIROS QUE ESTAMOS AQUI RECLAMANDO E ATÉ AS VEZES DESEMPREGADOS NO MOMENTO SEMPRE ESTAMOS CONTRIBUINDO. FAZER O QUE ENCERRO POR AQUI POIS GARANTO A TODOS QUE ESTE É MAIS UM COMENTÁRIO QUE FICARÁ ESQUECIDO NOS VASTOS ESPAÇOS DOS PODEROSOS “BANCO DE DADOS” DA INTERNET.

    Responder

    • LUCIMAR:

      SE DEPENDER DE MIM NÃO FICARÁ POR AQUI NÃO. SOU BRASILEIRA E ACIMA DE TUDO UMA LUTADORA, DETESTO INJUSTIÇA, E QUANDO VEJO UMA, NÃO FICO QUIETA.
      E VOCÊ FICARÁ ?

      Responder

  37. LUCIMAR:

    A TODOS QUE SE SENTEM INJUSTIÇADOS, “GRITEM”, COLOQUEM NAS REDES, EM TODOS OS MEIOS, NÃO FIQUEM QUIETOS.SEI QUE PRECISAM DOS SEUS EMPREGOS, MAS FAÇAM DA MANEIRA QUE NÃO OS PREJUDIQUEM, MAS BOTEM A BOCA NO MUNDO, NÃO PODEMOS NOS ALIENAR, TENHO VISTOS VÁRIAS RECLAMAÇÕES SOBRE A CONTRATAÇÃO DE ESTRANGEIROS, E VEJO ISTO TODOS OS DIAS NA PRÁTICA A PROCURA DE EMPREGO PARA MEU MARIDO MOC, QUE NÃO APARECE, VÁRIAS PESSOAS SE FORMARAM E A INFORMAÇÃO ERA QUE “ESTA ÁREA” NINGUÉM FICAVA DESEMPREGADO, E NA PRÁTICA NÃO É ASSIM, NÃO HÁ VAGAS,HÁ MAIS DE UM ANO QUE ESPERAMOS.ENTÃO VOCÊS QUE ESTÃO JÁ DENTRO, NÃO PERMITAM QUE ISTO CONTINUE,SE MEXAM RECLAMANDO,TEMOS DE MUDAR ESTE PAÍS, FAZER UMA FAXINA, E SE NÓS OS “DONOS DA CASA” NÃO FIZERMOS, QUEM VAI FAZER?
    QUANDO QUEREMOS TEMOS VOZ ATIVA, SE PARA UM PROGRAMA MINXA COMO O BBB HÁ TANTAS LIGAÇÕES, PORQUE NÃO PARA COISAS QUE VALHAM A PENA NÃO?
    VAMOS LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS, EU JÁ LUTO HÁ ALGUM TEMPO, INCLUSIVE JÁ COLOQUEI E COLOCAREI SEMPRE TODAS ESTAS DENÚNICIAS NAS REDES, E VOCÊS?

    Responder

  38. Klaudius:

    O pior de todos sao os Latinos.
    Esses que vem do Peru,Colmobia e Honduras.
    A maioria tem a documentação comprada.
    Chegam aqui destratando aos marinheiros,e todo os demais.
    Tem uma pessima educação,e péssimo conhecimento marítimo,respeito zero.
    A tripulação deveria se revoltar e se negar a navegar em um barco tripulado por esse povo.
    Somente para terem ideia outro dia,chegou um Hondurenho,como segundo oficial,o cara no ultimo embarque ate entao era marinheiro,se foi a Honduras..comprou a documentação e pronto ja e oficial.
    Quando muitos tem que estudar por anos a fio,para poder ser um oficial.
    Que falta de repeito aos demais oficias.
    Isso vai contra todas as normas,e no final o cara nao entende nada no passadiço,nao saber fazer nada e ainda se nega a fazer porque simplesmente nao sabe para aonde vai…
    E muita cara de pau dos Hondurenhos e toda a bagunça que vem junto.
    E os muitos Brasileiros,que estudam e estão a espera de uma vaga.
    Saibam que suas vagas estão sendo dadas ha pessoas despreparadas vindas desses países.
    Lutemos e exigemos respeito,Brasileiro nao baixemos a cabeça para essa escoria,de documentação comprada,denunciem todas as irregularidades e nao permita que essa gente nos humilhem.

    Responder

  39. roberto carlos mariano:

    BOM MEUS AMIGOS NAVEGANTES,EU TAMBEM FICO TRISTE EM SABER QUE AS AUTORIDADES MARITIMAS DO NOSSO BRASIL,NAO FAZEM NADA E OS PRESIDENTES DOS NOSSOS SINDICATO TAMBEM NAO,POIS EU TRABALHO EM UMA EMPRESA OFFSHORE FRANCESA)TECHNIP) E O PESSOAL DO CONVEZ’LANÇAMENTO E MAQUINAS ESTAO SOFRENDO PESEGUIÇAO OU SEJA ASSSEDIO MORAL,POR PARTE DOS SEUS GERTORES,)CONVES E MAQUINAS)EU JA PRESENCIEI O CHEFE DE MAQUINAS QUE E ESCOSES DE NOME YAN TOPPE,FALAR COM ESTUPIDES COM UM DE SEUS SUBORDINADO,SO QUE O MESMO COMO MUITOS OUTROS NAO DENUCIA A POLICIA FEDERAL COMEDO SER MANDADO EMBORA PELA EMPRESA,COMO OUVE JA UM CASO NA SEADRILL EM 15/07/13 ,,INFELISMENTE A EMPRESA QUE TRAS ESTES GRINGOS PRA SER CHEFE AQUI NO BRASIL SAO MUITAS DAS VESES APOPIADO PELO PROPRIO BRASILEIRO DO ESCRITORIO,E PRECISO QUE ALGUEM LEVE ESTE ASUNTO ATE AS AUTORIDADES COMPETENTE EM BRASILIA PARA PODER DA UM FREIO NESTE PESSOAL)GRINGOS)pois derve haver um orgao que lida com isto,EM RELAÇAO AO AMIGO DO HTS EU ESTOU DE ACORDO COM O MESMO E ME SOLIDARISO COM ELE,TEMOS QUE LEVAR ESTAS DENUCIAS ATE OS MEUIOS DE COMUNICAÇAO)GLOBO,REDE RECORD,BANDEIRANTES)e FASER COM QUE OS SINDICATOS DA CATEGORIA SE MEXAO E NAO FIQUE SO RECEBENDO AS MENSALIDADES DOS SEUS MENBROS,SABENDO QUE OS MESMOS ESTAO SOFRENDO NAS MAOS DESTES CHEFES CARRASCO.OBRIGADO A TODOS E PROCUREM SEUS DIREITOS.O BRASIL E NOSSO A MARINHA MERCANTE TAMBEM,VAMOS LUTAR POR DIGNIDADE EM NOSSAS FRONTEIRA DE TRABALHOR)MAR)

    Responder


Deixe uma resposta

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes