Inaugurado o navio da Fapesp/USP – O Alpha Crucis

Bookmark and Share

por Erik Azevedo

Matéria direto da USP (Universidade de São Paulo),  mostra em detalhes sua nova aquisição, o ex Moana Wave, atual Navio oceanográfico – Alpha Crucis. A nova aquisição é um navio construido em 1973, nos padrões dos supplies usados no Golfo do México, porem logo foi convertido para Navio de Pesquisas da Universidade do Havaí nos EUA.


Lá permaneceu durante boa parte do tempo, sendo depois cedido ao NOAA ( que seria a DHN americana, porêm lá o NOAA é um órgão federal civil).

Quem na verdade adquiriu o navio foi “Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo” (Fapesp) para o Instituto Oceanográfico (IO) da USP. A ideia foi boa pois o maior navio civil de pesquisas que havia no Brasil estava já à anos desativado que era o “Professor W. Besnard”, um navio muito antigo, e pequeno. Na nova aquisição foram investidos US$ 11 milhões,  4 milhões para compra, e outros 7 para upgrade do navio.

Governador do Estado de São Paulo, visitando o passadiço do Alpha Crucis, acompanhado do CLC que o comanda

Hoje o navio conta com máquinas novas, todo o sistema de navegação modernizado, sistema DP (Dynamic Position), foi instalado no navio. Reforma completa das acomodações e instalação de laboratórios, instalação de guindastes e guinchos novos, apesar de ser um casco antigo, é um navio de ótima construção, e que era bem conservado.

Na embarcação será implantada a base de ensino e pesquisas da USP. A expectativa é que a primeira viagem do Alpha Crucis ocorra em julho, para o monitoramento de Cabo de São Tomé (RJ).

O navio tem 64 metros de comprimento por 11 metros de largura, com capacidade para levar 21 pesquisadores, 18 tripulantes, e desloca 972 toneladas. No período em que permanecer no Porto, a embarcação ainda passará por alguns reparos, como pintura do casco e manutenção normais.


Antes da aquisição a USP e outras grandes universidades, dependiam da Marinha de Guerra para ceder espaço nos poucos navios oceanográficos militares, que são da DHN, com a entrada em operação do Alpha Crucis, não apenas a USP, mas outras universidades poderão utilizar o navio, para realizar suas pesquisas oceanográficas.

Matéria completa aqui na foto:


Post to Twitter

, , , , , , ,

4 Respostas para “Inaugurado o navio da Fapesp/USP – O Alpha Crucis”

  1. 2ON Staciarini:

    Só um pequeno adendo na matéria, nao se esqueçam do Navio Oceanográfico Atlântico Sul. Mais ou menos di porte desse, pertencente à FURG-RS. Não sei se ainda está na ativa, mas foi ele o Responsável pela pernada Sul do projeto REVIZEE no inicio dos anos 2000. Fazendo o mapeamento do nosso fundo oceânico, correntes e dos recursos pesqueiros!

    Responder

    • Erik Azevedo:

      Bem lembrado, há algo sobre ele na matéria da USP, nesta ultima foto que esta anexada, porem ele é um pouco menor do que o Alpha Crucis, porem de qualquer forma agradecemos sua participação, e aguardamos a participação de outros colegas que pertencem a comunidade cientifica.

      Responder

  2. Douglas Zonta:

    Fala Galera vapô! Que bom seria se as outras universidades também fizessem a aquisição de uma embarcação de porte como esta, seria magnifico e também abririam mais vagas para nós marítimos.

    Responder

  3. Job:

    Conheci um dos Comandantes e responsável por um dos Navios da USP. Dei aula de DP pra ele.
    Ele aproveitou a oportunidade e se formou em Oceanografia… já que estava lá… mas é assim mesmo, apareceu a oportunidade tem que agarrar mesmo.

    Bons ventos a galera!!!

    Ando meio sumido mesmo…. cuidando um pouco da família e esperando minha filhinha nascer….

    Responder


Deixe uma resposta

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes