Até que enfim o edital – EFOMM 2013

qua, jul 11, 2012, 14.834 views

Ciaga/Ciaba, Navegação  

Bookmark and Share

por Erik Azevedo

Depois de tanta demora, e espera ansiosa pelos candidatos, a DPC liberou o edital para o Concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.

Segue à baixo os links com a programação e edital, completo e simplificado:

Simplificado

https://www.mar.mil.br/ciaga/ps_efomm_2013/edital_simplificado.pdf

Completo

https://www.mar.mil.br/ciaga/ps_efomm_2013/edital.pdf

Locais de inscrição e provas:

Inscrições no link:

https://www.ensino.mar.mil.br/ciaga/index_concursos.jsp?id_concurso=15

Regiões e Capitanias

https://www.mar.mil.br/ciaga/ps_efomm_2013/ode.pdf

, , , , ,

22 Respostas para “Até que enfim o edital – EFOMM 2013”

  1. nivardo:

    não intendo porque a efomm colocoulimites de idade se é voltada para o setor civil e o projeto de lei não li ingloba só quem vai seguir carreira militar ai sim mas o candidato a EFOMM au ingressar não vaiseguir carreira militar e sim carreira civil.

    Responder

  2. Jorge Alves:

    Estude bastante português e redação, rapaz!!!

    Responder

  3. Erico:

    Mas o Nivardo está certo. Quem passa não será funcionario público ou militar, trabalhar em empresas. Ou seja: setor privado. Mesmo sendo a transpetro, já que está incluido na essencia do capitalismo.

    Responder

  4. Olívia Angelo:

    Será que ano que vem eles vão tirar esse limite de idade?
    Eu até posso fazer a prova agora, mas não me sinto preparada ainda.

    Responder

  5. vinicius:

    O limite de idade faz todo o sentido e não vai ser retirado, já que enquanto alunos, todos são militares da ativa e após a conclusão do curso recebem a carta patente de segundo tenente da reserva nao remunerada, afim de que em uma situação futura de emergência haja pessoal para preenchimento de contingente de oficiais da marinha de guerra!

    Responder

    • Fernando Ferreira:

      Uall que resposta pronta essa, tu anda lendo mesmo a cartilha do bom militar! As 60 hs de “Formação militar naval II”, tem feito o senhor um melhor marítimo!

      Meu Deus os anos passam e a mentalidade medieval ainda continua neste quartel, como pode ainda cair nesse papo furado de reserva pra Marinha de Guerra, isso nem na Segunda Guerra aconteceu. A verdade é que os mercantes só não recusaram tripular sob ameaça de prisão e ainda aumento de salários, mas em navios Mercantes e nunca em navio de guerra.
      Essa carta patente e nada, é a mesma coisa, ate os vira latas na rua tem uma dessas, ou esqueceu a quantidade enorme de gente que recebe baixa todos os anos da MB?

      Cada marinha navega na sua, a de guerra nunca será mercante e a mercante nunca será de guerra.

      Responder

  6. L.:

    Quem perdeu a idade pra tentar, que faça prova pro ASOM, pois a EFOMM tem suas tradições, e deixar pai de familia se misturar com adolescentes não seria favoravel num ambiente como a EFOMM. Fico imaginando um veterano de 19 anos dando “suga” em cara de 40 anos, como q fica?

    Responder

    • Fernando Ferreira:

      Aluno, este limite de idade descriminatório ainda vai cair, de uma forma ou de outra, ou a escola sai das garras dos militares, ou por força da justiça.

      Tradição, EFOMM tem isso? Não me faça rir, passei pela EFOMM também, e vamos ser realistas, só acha boa a vida nesta cadeia, cheia de militares RM2 (gente que é militar fajuto, metido a nazista), quem vem de uma existência anterior ruim, ou quer sair da barra da saia da mamãe e vovó, para conquistar alguma “liberdade”.

      Se um molequinho destes de 19 anos tentar dar uma “suga” em macho barbado, já sabe oque vai acontecer então, não é mesmo?

      Responder

    • Fernando Ferreira:

      Humm Tradições da EFOMM, então lá tem tradições…

      Fale para min oque isso tem a ver com formação profissional? Quantos de vocês já navegaram antes em navio mercante?

      Responder

  7. Pedro:

    Tradição? A Marinha de Guerra só joga essa de “carta patente” e a velha história de militar da reserva não remunerada pra continuar no domínio do ensino profissional Marítimo.

    Ridículo exigir idade, estado civil e não poder ter filhos, quer dizer que um Juiz pode ter filhos, ser casado e ter qualquer idade, mas um ON precisa ser solteiro, jovem e sem filhos? Isso é incoerente, não existem argumentos plausíveis de que essas exigências da MB tenham fundamento para a profissão.

    Responder

  8. Elaine:

    Nossa , gente mais o EFOOM ,é tão ruim assim ?

    Responder

  9. Elaine:

    eu vou fazer a prova no ano que vem , mais voçes ate me assustaram ,rs’
    se quizer troco e-mails em relações ao EFOMM

    Responder

  10. Pedro Germano:

    E porque deve existir sugação em uma escola que ensina os alunos a serem profissionais marítimos e não militares?

    A lavagem cerebral da Briosa Marinha continua a mesma, os senhores tem tanda honra militar, mas sequer deram 1×1 em GPT ou deram um rancho das 05 da manhã as 11 da noite em uma EAM.

    E outra, perder a infância do filho???? Amigos, A-COR-DEM! Estamos entrando na EFFOM e não no Supremo Tribunal Federal, onde poderemos sair no fim do expediente e ir comer um arroz com ovo com a dona maria. Seremos homens do mar e perderemos aniversários, primeiros passos dos filhos e funerais de parente a nossa vida toda.

    Apesar do amor por minha esposa e mais amor ainda por meu filho, o mar divide espaço no meu coração e não saiu desde minha baixa na briosa como marujo. Darei tudo que minha família precisar com o bom salário de oficial da mercante. Prefiro dar tudo pro meu filho e estar ausente por 3 meses, do que viver na miséria a vida toda com dificuldades.

    Responder

  11. Antonio:

    editado.
    Emanoel, a EFOMM com certeza não da mais pra vc, porém, se vc tiver nível superior em engenharia mecânica ou outros cursos (ver PREPOM 2013), vc pode ser oficial de máquinas ou de nautica, dependendo da sua formação academica. Se vc não tiver formação acadêmica de interesse da marinha mercante, faça o CFAQ, iniciando como moço de convés ou de máquinas, podendo chegar a condutor de máquinas ou contra-mestre. O imprtante é saber, o que a mídia não informa, que as empresas de navegação estão pagando ótimos salarios e o fantasma do desemprego nesta área está aprisionado por pelo menos uns cem anos ou mais se não houver uma quebra catastrôfica da economia mundial.Sou militar da marinha, preste a me aposentar e também quero ser marítimo, vai nessa que dá. O salario de moço de convés ou de máquinas está em torno de R$ 3.500,00, + cartão de alimentação que dependendo da empresa pode ser de até R$1.000,00 e + plano de saúde familiar.

    Responder

  12. agnaldo:

    gostaria de saber se há alguma previsão de data para inscrições deste ano(2013)

    Responder

  13. marinho.irak@gmail.com:

    boa tarde amigos! me formei em 2012 como moço de máquinas e estou a procura de um embarque, tenho os cursos especiais e irei fazer o EBPQ e EBGL no mês de maio, tenho experiÊncia de 1 ano em rebocadores pois também sou formado como marinheiro fluvial de máquinas, trabalhei em embarcações com motores CATERPILAR, SCANIA, MAN e realizava as atividades de rotina abordo se alguém poder me dar uma força agradeço! (21)9376-1670

    Responder

  14. JUNIOR:

    PONTO DE VISTA!

    ACREDITO QUE TODOS NÓS TEMOS DIREITO AO ENSINO EM QUALQUER MODALIDADE, UMA VEZ QUE ISSO ESTA NA CONSTITUIÇÃO, RESPEITO AQUELES QUE ACHAM QUE O LIMITE DE IDADE É CERTO, POREM ACHO ISSO EGOÍSMO, PORQUE O QUE VAI DEFINIR SE VOCE É APTO OU NÃO SÃO OS SEUS CONHECIMENTOS E NÃO SUA IDADE. NO ENTANTO DEVERIA ACONTECER SOMENTE UM TAF PARA AI SIM DEFINIR SE A PESSOA TEM CONDIÇÕES FISICAS PARA EXERCER A PROFISSÃO, POIS O TRABALHO EMBARCADO AS VEZES EXIGI ESFORÇO DA EQUIPE.

    C. JUNIOR
    MARINHEIRO NACIONAL DE CONVÉS
    ENG AMBIENTAL
    ENG DE SEGURANÇA DO TRABALHO
    GESTOR EM SEGURANÇA DO TRABALHO
    TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

    Responder

  15. Diego:

    Quantos candidatos em média não conseguem passar nos exames Médicos e Físicos do Concurso da Efomm? E quantos em média desistem na adaptação anualmente?

    Responder

  16. Douglas:

    gostaria de saber quanto é a concorrência da efomm ( ciaga e ciaba )
    e os salários .

    Responder


Deixe uma resposta

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes