Prepom 2013 já traz mudanças – Agora vai ter PIM para MOC/MOM

sáb, jan 12, 2013, 37.973 views

CFAQ, Ciaga/Ciaba, Convés, Documentação, Emprego, Jurídico, Máquinas, PREPOM  

Bookmark and Share

por Erik Azevedo

Segundo nota da CPPR (Capitania dos Portos do Estado do Paraná), irão ocorrer mudanças que irão afetar os novos ingressos para categorias iniciais na Marinha Mercante.


Revisão de cursos segundo novas emendas da Convenção STCW

a)  Os  Cursos  de  Formação,  antigos  CFAQ-II-III-C/M  e  CS/T foram  revisados  /atualizados em 2012.   Na nova sistemática denominam-se CFAQ I-C, CFAQ-I-M e CFAQI-CS/T (convés, máquinas, câmara e saúde / taifeiro). – Os currículos dos cursos CFAQ-I C e CFAQ-I M, foram elaborados de modo a atender as emendas de Manila, 2010, a Convenção STCW-78 e preveem, além do período escolar, um Período de Instrução no Mar (PIM) com duração de dois meses.

Nota: Segundo a rádio cipó (nada confirmado), inscrições apenas para indicados de empresas contribuintes do FDEPM.

Como será o PIM (período de instrução no mar)?
O PIM será cumprido nas embarcações previstas nos currículos e cujos CTS exijam as categorias MOC/MNC e MOM/MNM, mediante convênio com empresas de navegação, conforme subitem 2.24 da NORMAM-30/DPC Vol. I.   A carga horária do curso deverá ser de  nove  horas  (período  integral, provavelmente  de 08h30 às  16h00).    Outra mudança importante  é  que  deve  ser  feito  um  curso  para  cada  categoria  não  havendo  mais  a possibilidade de escolha ao final do curso.

Isto também é valido para o grupo de Câmara e Saúde.

Fim do curso EFNT
b) O Curso Especial de Familiarização de Navio Tanque (EFNT) foi extinto em 2012 e na nova sistemática desmembrou-se em dois cursos que são:
- ESPECIAL BÁSICO DE NAVIO TANQUE PARA GÁS LIQUEFEITO (EBGL);e
- ESPECIAL  BÁSICO  DE  NAVIO  TANQUE  PETROLEIRO  E  PARA PRODUTOS QUÍMICOS (EBPQ).

Existe a previsão de realização de um EBGL e um EBPQ em 2013.   A principio quem possui o EFNT não necessita realizar os novos cursos.


Extinção do antigo curso para MAC/MAM
c)  O  Curso  de  Formação  de  Aquaviário  Especial  (CFAQ  E) que  formavam marinheiros auxiliar de máquinas ou convés (MAC ou MAM) sem progressão na carreira foi extinto e no seu lugar foi criado o CFAQ I C / M com maior carga horária e inclusão de matérias  da  área  ambiental  e  continuam  formando  os  mesmos  MAC  ou  MAM.    Seu propósito principal é regularizar a situação de quem já vem exercendo a profissão de forma irregular devendo ser bastante restringida a sua aplicação como meio de ingresso na Marinha Mercante.   Devido as alterações curriculares e características físicas da área de jurisdição, este curso só deve ser ministrado na CPPR e não mais fora de suas instalações.

Nos últimos três anos foram ministrados mais de quatorze cursos na área de jurisdição da CPPR.   Não há previsão deste curso para o ano de 2013.

https://www.mar.mil.br/cppr/epm.html

Nota da CPPR sobre as mudanças no curso para MAC/MAM

O currículo do  curso CFAQ-I C/M representa aperfeiçoamento do extinto CFAQ-E, imprescindível para que seja alcançado o nível de conhecimento mínimo exigível para as capacidades previstas, no  Anexo 2-A da NORMAM-13, para as categorias MAC e MAM(sem  ascenção de carreira). Para isso, em relação ao currículo anterior, foram ampliados os conteúdos essenciais e acrescentados outros relativos a responsabilidade social, resultando aumento da carga horária de 35 para 88 horas-aula;
Na avaliação DA Diretoria de Portos e Costas os conteúdos ampliados/acrescidos não têm complexidade que impeça a aplicação do curso, mesmo para público com alfabetização precária. Nesse sentido, cabe recordar que o mesmo ocorria para o curso extinto, para o qual era exigida, como escolaridade mínima,  o 5º ano do ensino fundamental. A solução encontrada outrora, visando sua aplicação a indivíduos com escolaridade insuficiente, e que permanece válida para habilitar minimamente esse público, é o emprego preferencial de técnicas audiovisuais.

Cabe recordar, ainda que, quando da implantação do  CFAQ-E, reações contrárias  foram igualmente registradas; E oportuno que seja lembrada a distinção existente  entre a formação de profissionais para inscrição na Marinha Mercante, da simples habilitação  para conduzir uma embarcação regional, embora, em ambos os casos, a meta seja sempre a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a preservação ambiental;
Existe a necessidade de uma prova escrita (sobre conhecimentos rudimentares de português e matemática) para evitar a matrícula daqueles que não tenham condições mínimas de acompanhar o curso.

http://www.mar.mil.br/cppr/arq_pdf/ext_cfaqE.pdf

___________________________

Agradecimentos ao colega Lázaro, e ao trabalho transparente da CPPR oque deveria ser padrão em todas as CP’s no Brasil.

____________________________________________

BlogMercante no Facebook

Curta nossa fan page e acompanhe nossas atualizações na maior rede social do mundo.

, , , , , , , , , , ,

199 Respostas para “Prepom 2013 já traz mudanças – Agora vai ter PIM para MOC/MOM”

  1. Johny:

    Boa tarde a todos!
    Gostaria de receber uma carta de indicação para o curso de CAAQ 1 M/M, mesmo meu pai sendo Oficial da Marinha não esta conseguindo pela distancia e dificuldade de comunicação com a Marinha do Rio de Janeiro, pois o mesmo esta no Rio Grande do Sul. Caso alguma Empresa posso me enviar essa carta estará ajudando a realizar um grande sonho. Sou Analista de Suporte em TI, porem sempre tive interesse em trabalhar na Marinha. email johnymiguel@hotmail.com
    Obs. Caso haja algum custo para essa carta, me descreva no email.
    Desde ja Agradeço

    Responder

  2. thiago:

    https://www.facebook.com/groups/585659661531902/

    MEU GRUPO MARITIMO NO FACEBOOK VALEUU E SO MADA CONVITE

    Responder


Deixe uma resposta

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes