Prepom 2013 já traz mudanças – Agora vai ter PIM para MOC/MOM

Bookmark and Share

por Erik Azevedo

Segundo nota da CPPR (Capitania dos Portos do Estado do Paraná), irão ocorrer mudanças que irão afetar os novos ingressos para categorias iniciais na Marinha Mercante.


Revisão de cursos segundo novas emendas da Convenção STCW

a)  Os  Cursos  de  Formação,  antigos  CFAQ-II-III-C/M  e  CS/T foram  revisados  /atualizados em 2012.   Na nova sistemática denominam-se CFAQ I-C, CFAQ-I-M e CFAQI-CS/T (convés, máquinas, câmara e saúde / taifeiro). – Os currículos dos cursos CFAQ-I C e CFAQ-I M, foram elaborados de modo a atender as emendas de Manila, 2010, a Convenção STCW-78 e preveem, além do período escolar, um Período de Instrução no Mar (PIM) com duração de dois meses.

Nota: Segundo a rádio cipó (nada confirmado), inscrições apenas para indicados de empresas contribuintes do FDEPM.

Como será o PIM (período de instrução no mar)?
O PIM será cumprido nas embarcações previstas nos currículos e cujos CTS exijam as categorias MOC/MNC e MOM/MNM, mediante convênio com empresas de navegação, conforme subitem 2.24 da NORMAM-30/DPC Vol. I.   A carga horária do curso deverá ser de  nove  horas  (período  integral, provavelmente  de 08h30 às  16h00).    Outra mudança importante  é  que  deve  ser  feito  um  curso  para  cada  categoria  não  havendo  mais  a possibilidade de escolha ao final do curso.

Isto também é valido para o grupo de Câmara e Saúde.

Fim do curso EFNT
b) O Curso Especial de Familiarização de Navio Tanque (EFNT) foi extinto em 2012 e na nova sistemática desmembrou-se em dois cursos que são:
- ESPECIAL BÁSICO DE NAVIO TANQUE PARA GÁS LIQUEFEITO (EBGL);e
- ESPECIAL  BÁSICO  DE  NAVIO  TANQUE  PETROLEIRO  E  PARA PRODUTOS QUÍMICOS (EBPQ).

Existe a previsão de realização de um EBGL e um EBPQ em 2013.   A principio quem possui o EFNT não necessita realizar os novos cursos.


Extinção do antigo curso para MAC/MAM
c)  O  Curso  de  Formação  de  Aquaviário  Especial  (CFAQ  E) que  formavam marinheiros auxiliar de máquinas ou convés (MAC ou MAM) sem progressão na carreira foi extinto e no seu lugar foi criado o CFAQ I C / M com maior carga horária e inclusão de matérias  da  área  ambiental  e  continuam  formando  os  mesmos  MAC  ou  MAM.    Seu propósito principal é regularizar a situação de quem já vem exercendo a profissão de forma irregular devendo ser bastante restringida a sua aplicação como meio de ingresso na Marinha Mercante.   Devido as alterações curriculares e características físicas da área de jurisdição, este curso só deve ser ministrado na CPPR e não mais fora de suas instalações.

Nos últimos três anos foram ministrados mais de quatorze cursos na área de jurisdição da CPPR.   Não há previsão deste curso para o ano de 2013.

https://www.mar.mil.br/cppr/epm.html

Nota da CPPR sobre as mudanças no curso para MAC/MAM

O currículo do  curso CFAQ-I C/M representa aperfeiçoamento do extinto CFAQ-E, imprescindível para que seja alcançado o nível de conhecimento mínimo exigível para as capacidades previstas, no  Anexo 2-A da NORMAM-13, para as categorias MAC e MAM(sem  ascenção de carreira). Para isso, em relação ao currículo anterior, foram ampliados os conteúdos essenciais e acrescentados outros relativos a responsabilidade social, resultando aumento da carga horária de 35 para 88 horas-aula;
Na avaliação DA Diretoria de Portos e Costas os conteúdos ampliados/acrescidos não têm complexidade que impeça a aplicação do curso, mesmo para público com alfabetização precária. Nesse sentido, cabe recordar que o mesmo ocorria para o curso extinto, para o qual era exigida, como escolaridade mínima,  o 5º ano do ensino fundamental. A solução encontrada outrora, visando sua aplicação a indivíduos com escolaridade insuficiente, e que permanece válida para habilitar minimamente esse público, é o emprego preferencial de técnicas audiovisuais.

Cabe recordar, ainda que, quando da implantação do  CFAQ-E, reações contrárias  foram igualmente registradas; E oportuno que seja lembrada a distinção existente  entre a formação de profissionais para inscrição na Marinha Mercante, da simples habilitação  para conduzir uma embarcação regional, embora, em ambos os casos, a meta seja sempre a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a preservação ambiental;
Existe a necessidade de uma prova escrita (sobre conhecimentos rudimentares de português e matemática) para evitar a matrícula daqueles que não tenham condições mínimas de acompanhar o curso.

http://www.mar.mil.br/cppr/arq_pdf/ext_cfaqE.pdf

___________________________

Agradecimentos ao colega Lázaro, e ao trabalho transparente da CPPR oque deveria ser padrão em todas as CP’s no Brasil.

____________________________________________

BlogMercante no Facebook

Curta nossa fan page e acompanhe nossas atualizações na maior rede social do mundo.

Post to Twitter

, , , , , , , , , , ,

195 Respostas para “Prepom 2013 já traz mudanças – Agora vai ter PIM para MOC/MOM”

  1. boa sorte p todos:

    boa sorte p todos . estudem ecorran.atras

    Responder

    • luis paulo:

      Olá marítimos, venho aqui esclarecer uma dúvida que tenho a respeito do concurso destinado ao CFAQ deste ano. Para podermos fazer a prova vamos precisar de uma carta de indicação para o estágio embarcado. A dúvida e como vamos conseguir está indicação de uma empresa sem trabalharmos nela? Isso vai ficar restrito a quem trabalhar já na área.
      Alguém se puder me ajudar a como conseguir está carta de indicação ficarei grato.

      Responder

    • marcio:

      oi eu tenho uma turma para julho dos cursos de especial de segurança pessoal e reponsabilidades sociais e combate encendio e primeiro socorros e salvatagem de marinha mercante liga 021 69179139 ou liliomarcio2012@hotmail.com

      Responder

    • marcelo:

      agora vejam so se tirar a carteira de moc era difícil agora ficou impossível 7000.oo por carteira isso virou uma mina de dinheiro se a intenção era essa vcs comseguirao bato continência pra vcs………………..kkkkkkkk

      Responder

  2. FERNANDO:

    Estou precisando de ajuda há exatamente um ano participei do curso para retirar a carteira maritima até ai tudo bem, deu certo porém não tenho minima ideia de que curso faço e por onde devo se guiar, para que possa entrar na area maritima e ser reconhecido profissionalmente!!!

    Uma vez que tenho apenas 25 anos, sendo já 5 anos de experiencia de téc. de segurança do trabalho sempre exercendo e mais de 25 cursos na area de petroleo e gás, inclusive curso de socorrista de mais de 200 horas seguido por padrões internacionais.

    Responder

  3. gilvan:

    Erik Gostaria de saber de vc ou de alguém com mais informações se necessário, se a empresa que der a carta de indicação, além de contribuir com o ensino profissional marítimo ela tem que ser registrada como MAR ABERTO e ter embarcações de no mínimo 500 A-B? Pois estão abertas as inscrições na cidade de areia branca RN. E a capitania está exigindo isso! Mas no prepom lançado pela marinha ñ informa tais requisitos e as inscrições eram para ser em abril, e foram abertas agora totalmente fora da data e mês marcado! Tudo isso é legal ou ilegal? Pois nem em empresa com rebocadores que podem dar a indicaçao não estão aceitando aqui pois os rebocadores São de 300 A-B isso é correto? Nem a empresa que trabalho não pode me indicar por causa do tamanho das embarcações e vi que isso está fora de cogitaçao no prepom. Me ajude, agradeço a atenção de vcs…

    Responder

  4. Andre Luis:

    Oi gostaria de saber a data certa da inscrição do curso para moço de conves para o rio de janeiro e se alguem tiver provas antigas por favor me envie, obrigado!

    Responder

  5. Andrea:

    gostaria de saber se oficial de nautica é o mesmo que efomm, desde ja agradeço a resposta.

    Responder

    • Jose:

      Andrea

      EFOMM e Escola de Formaçao de Oficiais da Marinha Mercante e dentro da formação que e dada na escola, tem Oficial de Maquinas e Oficial de Nautica, ambos sendo formado pela EFOMM. Depois de formados, embarcam na sua funçao Nautica pilota a embarcação e Maquinas mantendo os equipamentos da embarcação em funcionamento.

      Responder

  6. Arthur:

    Abriram as inscrições para o CFAQ no ES mas estão solicitando carta de indicação. Como conseguir esta carta se as empresas não querem se comprometer em oferecer o estágio?

    Responder

  7. Arthur:

    Alguem ja conseguiu a carta de indicação?

    Responder

  8. Moacir fernandes:

    Gostaria de saber de vc ou de alguém com mais informações se necessário, se a empresa que der a carta de indicação, além de contribuir com o ensino profissional marítimo ela tem que ser registrada como MAR ABERTO e ter embarcações de no mínimo 500 A-B? Pois estão abertas as inscrições na cidade de areia branca RN. E a capitania está exigindo isso! Mas no prepom lançado pela marinha ñ informa tais requisitos e as inscrições eram para ser em abril, e foram abertas agora totalmente fora da data e mês marcado! Tudo isso é legal ou ilegal? Pois nem em empresa com rebocadores que podem dar a indicaçao não estão aceitando aqui pois os rebocadores São de 300 A-B isso é correto? Nem a empresa que trabalho não pode me indicar por causa do tamanho das embarcações e vi que isso está fora de cogitaçao no prepom. Me ajude, agradeço a atenção de vcs…

    por favor me informa como faço para me escrever sem a carta

    Responder

  9. Fabiano:

    trabalho em uma empresa chamada Etemnar que esta fazendo a derrocagem do porto de vitóri,sou auxiliar de blaster, com formação técnica em manutenção elétrica e instrumentação,gostaria muito de fazer o curso para moc conves ou de maquina, o que a Etemar pode fezer para me ajudar, fiquei sabendo que ela pode ma da uma carta de endicação, como é esta carta e quais são os documentos..

    Responder

  10. valmir:

    Boa noite !
    Trabalho em uma empresa fluvial gostaria de saber se a carta de indicação dela é válida para mim fazer os cursos para maritimo?

    Responder

  11. Alec junior:

    Gostaria de saber como faço para conseguir uma indicação para fazer o curso de moço?? Moro em Aracaju-SE, e gostaria de entrar na área morei na Inglaterra tenho Inglês avançado, s alguem souber de uma empresa por favor ajude, agradecido.

    Responder

  12. Raiza:

    estou formado em MOC faz quase um ano e nao consegui embarque sera que alguem poderia me enviar empresas pra eu enviar meu curriculun?

    Responder

  13. pescador:

    É triste ver como ficou dificil agora para conseguir fazer um curso de moço de conveis..
    Muitas empresa não querem dar a carta de indicação, porque isso vai obrigar a elas te dar os seu 1 embarque.. nem que for por 2 mês..

    As mudança sempre pode ser boa ta certo fazer as empresa dar vagas.. mais não esque ser dos aquaviarios que ja tem a CIR com outra categoria. que querem mudar de grupo
    Módulo Específico (Módulo III M, III F e III P) – destina-se aos candidatos que desejem ingressar ou transferir-se para um determinado grupo:
    o Marítimos (CFAQ-III M);
    o Fluviários (CFAQ-III F); e
    o Pescadores (CFAQ-III P).

    poderia ficar a mesma coisa so essa categoria ter a carta ne?

    Mais mesmo assim boa sorte para todos..

    Responder

    • Thiago Viana:

      Caro amigo, gostaria de saber de vocês se por algum acaso podem me ajudar.
      Quero saber se você tem como passar o e-mail ou o site para saber mais sobre a inscrição se tem que ir lá ou fazer pela internet mesmo.
      Gostaria de saber mais sobre o MOC ou MOM, você deve estar por dentro disso tudo ai né amigo.
      Gostaria muito de uma ajuda tua, tenho um primo que esta sempre fazendo curso e trabalhando a tempo com vocês, só que porem ele nao e daqui do RJ ele e de São Pedro de Aldeia.
      Mas muito Obrigado se poder ler o meu comentário, obrigado mesmo de coração.
      Fica com DEUS!

      Responder

  14. Hudson Araujo:

    Boa tarde Galera, alguem sabe quando sai o curso do CFAQ de 2013 no rio de janeiro e quando abre as inscrições ? Grato !

    Responder

  15. carlos:

    as empresas deveriam reivindicar isso por elas pagarem, taxas de marinha de todas as formas,ja são poucas vagas e agora so quem e indicado por isso que ocorrer as corrupções,daqui a pouco se e que ja não tem nego vendendo carta ai pra fazerem prova.e complicado o brasil de uma chance nessa zona de hipocresia complicada

    Responder

  16. wellington marinho:

    boa tarde amigos! me formei em 2012 como moço de máquinas e estou a procura de um embarque, tenho os cursos especiais e irei fazer o EBPQ e EBGL no mês de maio, tenho experiÊncia de 1 ano em rebocadores pois também sou formado como marinheiro fluvial de máquinas, trabalhei em embarcações com motores CATERPILAR, SCANIA, MAN e realizava as atividades de rotina abordo se alguém poder me dar uma força agradeço! (21)9376-1670

    Responder

    Responder

  17. wellington marinho:

    kero dizer bom dia!

    Responder

  18. vitu:

    tem gente vendendo carta(moc), se era essa a intencao parabens!!!!……..
    porque nao liberam pra fazer isso particular logo,o pobre tem que urrar na pedra mesmo,o suor nao foi suficiente,o coro nao foi suficiente,o sangue nao foi suficiente….mas ta maneiro a fatura vai chegar……..

    Responder

  19. fabio luiz:

    ola! amigos do blog do marítimo, sou marítimo a 6 anos como MAC e só embarco na transpetro,mais como fiquei sabendo que ela não vai mais embarcar MAC, não sei o que faço e nem como posso camba minha carteira para moço de convês já que tenho bastante experiência no ramo,já tenho até experiência internacional.desde já obrigado pela atenção.

    qualquer coisa manda a resposta para o meu e-mail fabiorj.2011@hotmail.com

    Responder

    • wellington:

      pow cara como vc já embarcou na transpetro vc pode pedir uma carta de indicação para algum conhecido seu do RH e fazer o CFAQ 2013 já está aberta a inscrição e vai só até esse mÊs, infelizmente isso está virando uma mina de ouro e está dificultando cada vez mais, eu terminei meu curso de moço de máquinas em dezembro e estou na pedra até agora e olha que eu já tenho experiência como marinheiro fluvial de máquinas, vagas tem muitas mas como tudo no brasil só funciona em torno do dinheiro, vc não tem para onde correr vai ter que fazer o CFAQ msm para sair como moço e todos que irão fazer a prova só com carta de indicação agora.. mas boa sorte qualquer duvida meu e-mail é marinho.irak@gmail.com

      Responder

  20. jose william filho:

    Boa noite,

    Por favor alguem sabe mim informar como se escrever e qual o site da empresa homologada para realizar o curso de moço de convés?

    abço Sds: William.

    Responder

  21. Felipe:

    Já estão abertas as inscrições p/ cfaq no rio/ em angra/ ou macaé? Estou acessando o site mas ñ vejo nada a respeito de inscrição.

    Fico no aguardo

    Responder

  22. Rodrigo:

    Estou pensando em fazer o ASOM esse ano, alguém pode me informar como é o curso e como está o mercado?

    Responder

  23. Anderson:

    Boa Noite,queria saber como faço para conseguir carta de indicação de uma empresa.desde já agradecido

    Responder

  24. Mariane:

    Olá…
    Quero saber como faço para conseguir essa carta de indicação que estão pedindo. Desde já, obrigada

    Responder

  25. leo miranda:

    Estou vendo que nçao sou o unico desesperado atras dessa carta… poxa galera quem souber como por favor da uma luz pois o numero de vagas ja é pouco com essa barreira esta mais complicado ainda…

    Responder

  26. luis Paulo:

    Isso de ter que ter carta de indicação de uma empresa para fazer a prova do CFAQ e uma pouca vergonha, pois ninguém vai conseguir à carta, pois para ter tem que ser contratado pela empresa antes mesmo de passar na prova.

    Responder

  27. Anderson:

    A coisa ta feia aqui em Maceió, até agora apenas 2 pessoas conseguiram se inscrever, desse jeito também não haverá curso por aqui. A marinha devia rever essas normas e facilitar pelo menos nas exigencias da inscrição. O estagio poderia ficar a cargo do candidato e podia ser dado um prazo depois de concluído a parte teórica do curso. Da forma que estar complicou a vida de muitos.

    Responder

  28. JORGE:

    GOSTARIA DE SABER SE UM CANDIDATO a MOÇO DE CONVÉS PODE SER EXCLUÍDO POR TER SIDO CONDENADO EM PROCESSO CRIMINAl?

    Responder

  29. vitu:

    da pra fazer o curso para moco de conves em algum pais da america latina de forma particular?gostaria de saber por que percebi que aquino Brasil nao querem que mais ninguem faca….se alguem souber de alguma forma alternativa…..

    Responder

  30. JONAS:

    galera, eu ja falei com mais de 50 empresas, e algumas esta dando indicação mas so quem é funcionários. se vcs tiver noticias manda por favor
    !

    Responder

  31. Bruno:

    Olá pessoal… Ja tem algumas semanas que saiu o cfaq 2013 para o rio de janeiro ; para realizar a inscrição será necessária uma carta de indicação da empresa. O local mais concorrido é o CIAGA, as vagas serão poucas (30 por curso C e M) porém recebi uma informação que vale a pena apurar: dia 26 acaba o prazo para o envio das cartas por parte das empresas…ai é que vem a parte interessante, até o inicio do dia de hoje a capitania de angra não recebeu nem metade das cartas necessárias para a continuidade do processo seletivo (no minimo 15 indicações). Eu sei que está muito dificil de conseguir a carta mas para o pessoal que ja conseguiu talvez fosse bom levar em consideração fazer inscrição para outras capitanias…Caso não atinja esse minimo de candidatos, o curso poderá ser cancelado…Acredito que capitanias de outros lugares tambem poderá ocorrer o mesmo problema…Fica a dica…

    Responder

  32. ROGERIO DOS SANTOS LIMA:

    eu tenho a carta de uma empresa mas nao cosigo saber o dia do curço

    Responder

  33. Aparecida:

    Gostaria de saber como faço para participar do quadro CAAQ-I-C(Curso de Adaptação para Aquaviários – Módulo Específico para Marítimos Seção de
    Convés), sou técnica em Telecomunicações e resido em Fortaleza…alguém poderia me informar?

    Responder

  34. gustavo:

    Negocio é comprar documento frio mesmo e embarcaa

    Responder

  35. Adriano:

    Galera fiz dias atraz a prova para moc na paraiba,acertei 18 questoes em matematica
    Porém na de portugues me dei mal acertei 9,gostaria de saber se há possibilidades de ser
    Aprovado no total foram 47 inscritos
    Vlew vida longa

    Responder

  36. jefferson:

    Pelo amor de Deus me ajudem !!!

    Hoje fui até a capitania dos portos de macaé para levar minhas documentações para o preenchimento da fixa de inscrição do curso cefaq assim como manda o edital levando em conta que sou candidato avulso.

    ” Para os candidatos avulsos: possuir a escolaridade e a qualificação descrita no subitem III alínea

    a, de acordo com a categoria pretendida.

    Candidato avulso é aquele que não possui indicação de empresa, podendo se inscrever e desde

    que possua a escolaridade e a qualificação necessárias, e só concorrerá às vagas caso ocorra à

    sobra prevista no subitem 4.2 alínea b.”

    mais ao chegar lá não aceitaram minhas documentações e falaram que não avia nenhum curso cefaq aberto para os candidatos avulsos assim como eu .

    Então me expliquem por favor …moro aqui em búzios e gastei os meus últimos R$ 50,00 reais indo até lá para ouvir que não estão aceitando candidatos avulsos!!! só enviados por empresas onde eu me encaixo se o edital diz que sim ?

    outra pergunta … esta escrito no edital que:

    6 – DAS INSCRIÇÕES – 1ª ETAPA

    6.1 – No período de 09 a 26 de abril de 2013, as empresas deverão enviar a Carta de Indicação para o OE

    onde será realizado o curso pretendido, ao endereço de e-mail relacionado no subitem 4.1.

    6.2 – No período de 09 a 16/05/2013 os candidatos indicados por empresa, os inativos da MB (Marinha

    do Brasil) e os avulsos, obrigatoriamente deverão comparecer nos Órgãos de Execução (OE), nos

    endereços constantes do Anexo II, a partir das 13:30h até 16:30h, horário oficial de Brasília-DF, para

    preenchimento da Ficha de Inscrição de acordo com o curso pretendido. Deverão portar cópias e os

    originais dos documentos abaixo relacionados que, após a conferência, receberão o comprovante de

    inscrição:

    a) Certificado/Diploma de escolaridade compatível com o curso pretendido;

    b) Comprovante de Residência;

    c) Titulo de Eleitor e comprovante de votação da última eleição;

    d) Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

    e) Documento oficial de identificação válido e com fotografia;

    f) Certificado que o candidato do sexo masculino está em dia com as obrigações militares (Lei do

    Serviço Militar);

    g) Comprovante do pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU);

    levei toda a minha documentação e me disseram que desconheciam tal curço para os candidatos avulsos por favor essa é a chance da minha vida não estou entendendo por favor me ajudem !!!! pelo que consta no edital é só até o dia 16 /05 e hoje já é 10 me ajudem por favor !!!! como vou preencher as vagas que sobrarem se nem a fixa de inscrição eles me deram para preencher dizendo que desconheciam tal curso?

    Responder

    • André:

      Caro Jefferson

      Você leu o edital errado. Os candidatos avulsos são os que irão concorrer ao CAAQ-I CT/S (TAIFEIRO, COZINHEIRO e ENFERMEIRO). Isto não vale para o CFAQ-I C (Moço de Convés), onde não há avulsos, conforme as condições específicas do curso, ou seja, só com a carta de recomendação e garantia do estágio.

      O CAAQ-I CT/S (TAIFEIRO, COZINHEIRO e ENFERMEIRO), conforme a tabela do item 4.1 do edital, só irá ocorrer no Rio, em Cabo Frio e em São João da Barra. Ou seja, não haverá este curso em Macaé.

      Em resumo, se você é garçom, cozinheiro ou enfermeiro, ainda há uma chance procurando a Capitania do Rio, a Agência da Capitania em Cabo Frio ou a Agência em São João da Barra para se inscrever. Não se esqueça que o prazo das inscrições termina amanhã! Boa sorte!

      Responder

    • manoel dias:

      caro amigo estou correndo atrás de uma vaga de moços de convés, estou com a carteira já tem 5 anos preciso de uma força

      Responder

  37. André:

    Caro amigo, você leu o edital errado. Os candidatos avulsos são os que irão concorrer ao CAAQ-I CT/S (TAIFEIRO, COZINHEIRO e ENFERMEIRO). Isto não vale para o CFAQ-I C (Moço de Convés), onde não há avulsos, conforme as condições específicas do curso, ou seja, só com a carta de recomendação e garantia do estágio.

    O CAAQ-I CT/S (TAIFEIRO, COZINHEIRO e ENFERMEIRO), conforme a tabela do item 4.1 do edital, só irá ocorrer no Rio, em Cabo Frio e em São João da Barra. Ou seja, não haverá este curso em Macaé.

    Em resumo, se você é garçom, cozinheiro ou enfermeiro, ainda há uma chance procurando a Capitania do Rio, a Agência da Capitania em Cabo Frio ou a Agência em São João da Barra para se inscrever. Não se esqueça que o prazo das inscrições termina amanhã! Boa sorte!

    Responder

  38. rathcecom:

    apostila resumida do cfaQ 2013; com questões de provas anteriores,um complemento para o estudo;podendo até guarda para o próximo concurso

    Responder

  39. Roberto:

    Pessoal,

    Tenho experiência de 8 anos como mecânico de praça de máquinas e preciso urgente de uma carta de indicação para fazer o CAAQ I MM (curso para condutor). Caso alguém conheça alguma empresa por favor me informe.

    Responder

  40. emerson carlos martins:

    me formei em moc-moço de conves to correndo atraz mais vejo se nao tiver uma indicaçao nao vou onsequir nada fui pescador por anos em grandes barcos de pesca nao tenho problemas com o mar gosto de estar la so estou precisando de uma indicaçao tenho tudo em dia passaporte, vacinas ensino medio completo

    meu email se alquem puder me ajudar emersommartins1@hotmail.com

    obrigado

    Responder

  41. leonardo rocha:

    Alguem pode me dizer,como consigo a carta de indicação???

    Responder

  42. Dúvida:

    Pessoal boa tarde! Duas pessoas ja vieram fazer a mesma pergunta sobre o edital cfaq 2013…isso acabou me deixando em dúvida sobre uma coisinha…
    No edital fala que a prova vale 100 (Cem) pontos)…e fala tambem que será classificado como aprovado o candidato que tiver nota minima 5,0 (Cinco)…Pois ai que está a dúvida, Esse 5,0 corresponde a 50% da prova??? Olhando as convocações anteriores e até mesmo a convocação do ASON, percebemos que candidatos com notas inferiores a 50% de acertos foram considerados aprovados e consequentemente foram convocados a participar das etapas posteriores…alguem poderia dar uma ajuda e esclarecer essa dúvida que está atingindo alguns candidatos???????? vida longa!

    Responder

  43. rafael:

    SAIU EDITAL EFOMM 2014! – Confira AQUI detalhes e dicas
    POR
    AL. BARBOSA
    – 17/06/2013PUBLICADO EM: EFOMM, NOTÍCIAS, PREFOMM, PROCESSO SELETIVO EFOMM
    Saiu, meus amigos! No final das contas, sai o EDITAL EFOMM 2014, com as diretrizes acerca do Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (PS EFOMM/2014).
    Curta dicas na página do — PREFOMM —, cursinho administrado por alunos dedicados do CIABA com o objetivo de facilitar o estudo para o concurso da EFOMM!
    Clique nos links abaixo para ter acesso ao conteúdo desejado:
    EDITAL
    Página do Concurso
    PREFOMM
    Sem Comentários
    1. Responder
    daniel
    Seu comentário está aguardando mdoeração
    Publicado junho 18, 2013 em 1:36 PM
    o edital limita a idade que é de 17 a 23 anos.agora venho eu isso é uma opinião minha em particular se a escola forma oficiais para seguirem a carreira civil por que limitar a idade se quem vai dizer isso é a capacidade física de cada um
    só porque o curso é em escolas militares. exemplo do ASOM e o ASON eram ate 35 e aumentaram para os 40. na lei que fixa o limite de idade para a marinha não se engloba o EFOMM

    Responder

  44. rafael:

    Limite de Idade para os Concursos da Marinha do Brasil

    Publicado em: 13/08/2012
    Em 08/08/2012 foi aprovada a Lei 12.704, que dispõe sobre o ensino na Marinha do Brasil.

    Foi aprovada a Lei 12.704, que dispõe sobre o ensino na Marinha do Brasil. Entre outros temas, ela regula os LIMITES DE IDADE para ingresso nos cursos de formação da Marinha.
    Conforme o Item XIV – atender os seguintes limites de idade, referenciados a 1o de janeiro do ano correspondente ao início do respectivo curso de formação militar:
    a) Concurso de Admissão ao Colégio Naval: ter 15 (quinze) anos completos e menos de 18 (dezoito) anos de idade;
    b) Concurso de Admissão à Escola Naval: ter 18 (dezoito) anos completos e menos de 23 (vinte e três) anos de idade;
    c) Concurso para ingresso nos Quadros Complementares de Oficiais: ter menos de 29 (vinte e nove) anos de idade;
    d) Concurso para ingresso no Corpo de Saúde da Marinha: ter menos de 36 (trinta e seis) anos de idade;
    e) Concurso para ingresso no Corpo de Engenheiros da Marinha: ter menos de 36 (trinta e seis) anos de idade;
    f) Concurso para ingresso no Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha: ter menos de 36 (trinta e seis) anos de idade;
    g) Concurso de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros: ter 18 (dezoito) anos completos e menos de 22 (vinte e dois) anos de idade;
    h) Concurso para ingresso no Corpo Praças da Armada e no Corpo Auxiliar de Praças: ter 18 (dezoito) anos completos e menos de 25 (vinte e cinco) anos de idade;
    i) Concurso ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais: ter 18 (dezoito) anos completos e menos de 22 (vinte e dois) anos de idade; e
    j) Concurso ao Curso de Formação de Sargentos Músicos Fuzileiros Navais: ter 18 (dezoito) anos completos e menos de 25 (vinte e cinco) anos de idade.

    KD o EFOMM

    Responder

  45. Luiz Carlos:

    Amigos, gostaria de perguntar se poderia dizer a senha de acesso ao materiais didático do CBCC disponível no site da SEPM.
    https://www.dpc.mar.mil.br/epm/portuarios/Cursos/Mat_didatico/material_didatico.htm
    Desde já agradeço.
    Atenciosamente
    Luiz Carlos.

    Responder

  46. oi boa tarde!gostaria de saber quando estar previsto as inscricao para os cursos EBGL e EBPQ em Maceio:

    oi,boa tarde!gostaria de saber quando comeca as inscricoes para os cursos EBGL e EBPQ na capitania dos portos de maceio.por favor quem souber me mande um torpedo pra esse numero (21)8050-8699 lindy.obriigada

    Responder

  47. marco:

    foi aprovado em são Luís o curso do CFAQ I C particular colégio batista “Daniel de lá touch” uma noticia boa para quem não quer ter concorencia

    Responder

  48. carlos augusto pio:

    sou moço de maquinas com curso desde 2008,pois tenho efnt,combate a incendio,responsabilidade social,primeiros socorros,cefaq ll e lll e cursos de mecanico diesel e pneumatica basica e outros cursos e experiencia em pintura,segundo completo enviei varios curriculos para empresas maritimas em macae e no rio onde moro ate agora nada,pois gostaria de embarcar em navio de pesquisa alguem tem alguma indicação pois entre em contato comigo (21)7509-9848.

    Responder

  49. lz:

    ola, fiz o curso de moc em tramandai em 2009, nunca trabalhei em mar aberto, mas estou a procura de uma empresa para trabalhar, se puder me dar a dica agradeço. email lz-candaten@hotmail.com….desde ja agradeço.

    Responder

  50. pedro:

    Hoje 12/12/2013 fiquei sabendo por amigos que estar enbarcado na transpetro que dia 18 quarta feira vai ter uma greve interna de alguns navios da getran 1, 2 ,4 vao parar geral em motivo de trabalho x reposo ,eles querem 1×1 no ACT ea empresa nao quer mudança

    Responder

  51. Jefferson Rodrigues:

    Olaa boa tarde a todos!! Num sei se esse é o espaço certo pra isso, mas venho pedir a todos que fazem parte desse blog tão famoso, é o seguinte fiz a prova do CFAQ aqui em João Pessoa-PB fui aprovado no curso passando em 10º colocado, fiz os testes físicos e também fui aprovado, dia 13 de janeiro começa as inscrições mas precisa de uma carta de indicação de uma empresa para fazer a matricula, pra depois que o curso terminar ter a praticagem, conheço pessoas que podem arrumar essa carta como meu irmão que é Marinheiro de Convés da FLUMAR, mas como a empresa dele é de pequeno porte e já existem pessoas na fila de espera para praticagem fica inviável deles arrumarem essa bendita carta de indicação, venho através dessa postagem saber de alguns do frequentadores do BLOG, se alguém sabe de como conseguir essa carta ou se existe algum embarcador aqui que possa me dar uma chance, quero muito ingressar na carreira Mercante, mas com todos esse empecilhos fica dificil realizar esse sonho, quem souber por favor me mandem e-mails.
    Agradeço a todos pela compreensão

    VIDA LONGA AO BLOGMERCANTE!

    Responder

    • Stephen:

      O problema de ceder a carta segundo comentários e a responsabilidade que a empresa terá com vc até o termino do curso ,antes muitas empresas faziam essa caridade mas alguns por não saberem andar sozinhos colocavam as empresas na justiça cobrado o estagio, ou seja era uma troca a empresa te fazia um favor depois do curso o candidato tinha que correr atrás do estagio, mas muitos preguiçosos e mal caráter acabaram com esse favor que as empresas faziam,agora penem e paguem.

      Responder

  52. marcelo:

    como faço para conseguir uma carta de indicação.

    Responder

  53. vagas de marinheiro:

    sou marinheiro . de conveis tenho toda dorcumentacao da marinha mais nunca embaquei presiso de uma oportunidade voces mim ajude .

    Responder

  54. lilio:

    eu tenho duas turma de moço em natal com estadia e alimentação garantida começa em 01/03/2014 liga 21 969179139 ou 984073369

    Responder

  55. Willian:

    Boa tarde!

    Bom, deixando de lado os absurdos desta exigência de carta de recomendação e a dificuldade em conseguí-la para só assim poder fazer o curso, venho pedir encarecidamente uma ajuda dos amigos…
    Preciso muito de uma carta, e já tentei tantas empresas mas não consigo, na verdade não possuo muitos contatos na área…
    Se alguém puder me dar uma luz,uma informação, qualquer coisa… estou disposto a fazer um sacrifício para conseguí-la… segue meu email para contato: angel_will@outlook.com

    Responder

  56. Alerson dos Anjos:

    Moro em BELÉM, e mais uma vez,com foi no ano passado, talvez este curso não será realizado pelo mesmo motivo.Pois eles, a DPC acredito que sabe que em nossa região não tem EMPRESA deste RAMO e o CIABA pela falta de interesse de nos ajudar não fazem nenhum esforço de tentar amenizar este fato.Peço a este BLOG que nos ajudem no que poder.Um abraço.

    Responder

  57. ewerton:

    boa noite, alguém pode me ajudar, quero fazer o curso CAAQ 1 M/M E O ciaga esta pedindo carta de empresa alguem conhece alguma.
    e-mail ewertonpacheco@yahoo.com.br

    Responder

  58. EDSON:

    VAGA COZINHEIRO

    GALERA! CONCLUI O CAAQ 1 CTS ESTOU PRECISANDO DE UMA VAGA PARA COZINHEIRO, SE ALGUEM SABER DE ALGUMA EMPRESA QUE ESTÁ CONTRATANDO AGRADEÇO!

    Responder

  59. josé roberto de souza junior:

    quriqa mer matricular,quais os requisitos,e tem serviço//////////

    Responder


Deixe uma resposta

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes